O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira, 18, o resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. Os dados podem ser conferidos no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com senha da plataforma Gov.br.
Segundo o ministério, o programa, que financia as mensalidades do ensino superior a estudantes de baixa renda em universidades privadas, recebeu 493.002 inscrições, com total de 198.579 inscritos — cada candidato podia se inscrever em até três opções de curso.
O total de inscritos apenas nas vagas ofertadas pelo Fies Social foi de 43.364. Neste primeiro semestre, foram ofertadas 67.301 vagas para cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Para o segundo semestre, a previsão é de outras 44.867 vagas.
Os estudantes pré-selecionados terão de quarta-feira, 19, até sexta-feira, 21, para complementar as informações da inscrição. Aqueles que não foram aprovados na chamada única estão automaticamente na lista de espera, cuja convocação será feita entre 25 de fevereiro e 9 de abril.

Superada a etapa da complementação das informações da inscrição, os estudantes devem comprovar as informações declaradas no ato da inscrição de forma física ou digital, em até 5 dias úteis junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino em que foi pré-selecionado.
Nos últimos dez anos, o Fies já beneficiou 1.029.100 estudantes com auxílio financeiro para realizarem cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Para isso, desde 2015 o MEC destinou R$ 119,4 bilhões, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em 2024 o MEC lançou o Fies Social, modalidade que reserva metade das vagas ofertadas em cada processo seletivo para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) na situação de ativos. Para esse grupo, o programa permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Também desde 2024, tanto para quem atende aos critérios do Fies como aos do Fies Social, o MEC reserva vagas a autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, assim como às pessoas com deficiência (PCDs). No ato de inscrição, os candidatos com perfil de cotistas indicaram seus perfis étnico-raciais e/ou de PCDs.
O porcentual das vagas reservadas é calculado de acordo com a proporção da população de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e PCDs em cada unidade da Federação onde estiver instalada a instituição de ensino superior pretendida pelo candidato, segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).