Há 20 anos, a Parceiros da Educação, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, vê a educação como ferramenta de transformação e tem como objetivo apoiar a jornada de estudantes de escolas públicas, fortalecendo sua aprendizagem por meio de parcerias entre a sociedade civil, escolas, diretorias de ensino e secretarias de educação.
Em 2025, em um movimento estratégico, a instituição selecionará três municípios de São Paulo, por meio do edital Parceiros pela Aprendizagem, que receberão apoio na adoção de estratégias de alto impacto, com o objetivo de se tornarem referência na educação pública. “O ensino público começa nos municípios, e o apoio da sociedade civil é fundamental para transformar a qualidade da educação oferecida para essas crianças”, compartilha Rafael Machiaverni, diretor-geral da Parceiros da Educação.
“Apoiar municípios é um alicerce para alcançarmos nossa visão de tornar a educação pública paulista a melhor da América Latina até 2040, e a chegada do professor Herbert Lima como líder do programa oferta anos de experiência e conhecimento de quem atuou com excelentes resultados na melhoria da aprendizagem”, diz.
Com sólida experiência na Secretaria de Educação do Ceará (Seduc-CE) e como ex-secretário municipal de Educação de Sobral (CE) – cidade referência em educação básica –, Herbert Lima pretende implementar um ambicioso programa de desenvolvimento educacional em São Paulo. “Eu tive a oportunidade de acompanhar a chegada de Sobral até o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 9.6, que foi o melhor que o município já obteve. Nesses 12 anos, eu também interagi muito com instituições importantes que me auxiliaram como gestor”, relembra.
“A partir deste ano, eu levo para São Paulo um pouco do que eu aprendi sobre formação de professores, monitoramento pedagógico, avaliação da aprendizagem, implementação de rotinas e gestão para garantir a alfabetização, no intuito de contribuir para que os municípios e o Estado, como um todo, alcancem até 2040 a referência de melhor educação na América Latina”, completa Lima.
Além da inclusão de mais três cidades para receber o apoio da organização, a Parceiros da Educação coloca em prática também neste ano o Programa de Apoio a Redes Municipais nos municípios paulistas onde já atua.
Entre os objetivos do programa comandado por Lima, estão: o crescimento dos indicadores de aprendizagem das redes municipais; a consolidação de uma política de alfabetização; a promoção da formação continuada para educadores, além da valorização dos profissionais a partir de mérito e resultados de aprendizagem dos alunos; o fortalecimento de programas de qualificação da gestão escolar e ações voltadas para equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação.
“Precisamos, também, trabalhar na perspectiva da justiça, promovendo equidade, mapeando crianças que eventualmente estão com necessidades específicas como, por exemplo, déficit de aprendizagem, de recuperação das habilidades, que não foram desenvolvidas na etapa ou na idade correta. A partir disso, uma série de políticas públicas fará com que a criança seja protagonista também nas outras áreas do conhecimento e em outras habilidades curriculares. Precisamos parar de olhar com naturalidade o que não é normal. Assim, a maior rede de estudantes do Ocidente, com 7,5 milhões de alunos, estará entre as melhores redes públicas de ensino do Brasil”, finaliza Herbert Lima.
O que é: 3 municípios serão selecionados para receber o apoio da Parceiros da Educação na adoção de estratégias de alto impacto, com o objetivo de se tornarem referência na educação pública de São Paulo
Quem pode se inscrever: secretários municipais de Educação, prefeitos e equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação de cidades paulistas
Inscrições: de 17/02 a 10/03
Saiba mais no site do edital.