Evento do ‘Estadão’ discute como melhorar qualidade da educação no Brasil; veja como assistir

Programação no Museu do Ipiranga inclui ministro da Educação e de professor da Universidade de Stanford; veja como se inscrever ou assistir à transmissão

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Nesta segunda-feira, 18, das 9h30 às 18h, o evento Reconstrução da Educação, promovido pelo Estadão, discutirá caminhos para uma escola pública de qualidade. A programação inclui a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e palestra magna com Bruce McCandliss, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Stanford.

O Reconstrução da Educação será realizado no Museu do Ipiranga, na zona sul da capital. As vagas são gratuitas, mas limitadas. As inscrições devem ser feitas neste link. Também é possível acompanhar a transmissão pelo YouTube.

A entrevista de Camilo Santana à repórter especial e colunista do Estadão Renata Cafardo terá início às 9h35.

Evento Reconstrução da Educação, promovido pelo 'Estadão', discutirá caminhos para uma escola pública de qualidade. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Veja a programação completa:

  • Às 10h15 começa o primeiro painel, com o tema “Educação Infantil”, para discutir formas de melhorar essa etapa do aprendizado no País. Participam do debate a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz, a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e a professora e formadora de professores em Educação e Relações Raciais, Waldete Tristão. A mediação caberá ao editor de Metrópole do Estadão, Victor Vieira.
  • Às 11h15 terá início o segundo painel do dia, sobre “Escola em tempo integral”. O tema será debatido pelo professor titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper Naercio Menezes Filho, pela educadora e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação Pilar Lacerda e pela líder de Pesquisa em Gestão Educacional do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação e Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP) Roberta Loboda Biondi Nastari. A mediação caberá a Renata Cafardo.
  • Das 12h15 às 12h40 haverá o talks “Impacto da crise climática na educação”, pela jovem ativista climática Jahzara Oná.
  • Às 14h será iniciada a Palestra Magna “O que acontece no cérebro quando as crianças aprendem a ler”, ministrada por Bruce McCandliss, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, com mediação de Renata Cafardo.
  • Às 14h40, o terceiro painel vai tratar de Alfabetização. Os debatedores serão a presidente do Conselho de Administração do Cenpec Anna Helena Altenfelder, o coordenador do Núcleo de Avaliação da Associação Bem Comum Hylo Leal e a diretora executiva do Instituto Reúna Katia Stocco Smole. O painel terá mediação de Renata Cafardo.
  • Às 16h10, o debate será sobre Educação profissional e tecnológica. Participam o especialista em Pesquisa e Dados na Fundação Itaú Alan Valadares, a gerente de Educação do Senai Cássia Cruz e a diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo Tatiana Ribeiro. A mediação caberá à editora executiva do Estadão, Luciana Garbin.
  • Às 17h10, o quinto e último painel do evento vai tratar da Formação de Professores, com a participação do pesquisador e professor da FGV-SP Fernando Abrucio, do líder do Movimento Profissão Docente e membro do Conselho de Gestão da Educação do Estado de São Paulo Haroldo Corrêa Rocha e da doutoranda na área da Educação, especialista em Formação de Educadores e gerente de Advocacy do Instituto Ayrton Senna Silvia Lima. A mediação caberá a Renata Cafardo.

Publicidade

Reconstrução da Educação

  • Dia 29/10 - Os desafios da inteligência artificial na educação (veja como foi)
  • Dia 31/10 - Pais “helicópteros” e a superproteção (veja como foi)
  • Dia 6/11 - Como educar crianças antirracistas (veja como foi)
  • Dia 8/11 - Desinformação e fake news: Como promover uma educação midiática (veja como foi)
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.