PUBLICIDADE

Eliane Cantanhêde

Ouça os comentários diários da colunista do Estadão para o Jornal Eldorado.


Acompanhe também em:

"Educação é uma das pastas mais importantes em qualquer lugar"

O Ministério da Educação bloqueou R$ 500 milhões em verbas do Pé-de-Meia apenas três dias após anunciar a expansão do programa, que consiste no pagamento de uma bolsa para estudantes que concluírem o ensino médio. O congelamento faz parte da contenção de despesas decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada. Após a publicação da reportagem, o MEC afirmou que o Pé-de-Meia “não sofrerá qualquer alteração”, apesar do bloqueio. "Hoje todos os ministérios têm que apresentar onde, como e de quanto serão os cortes nos programas, determinados pela equipe econômica do Governo, para contingenciar R$ 15 bi e tentar um equilíbrio fiscal. A pasta da Educação é uma das mais importantes em qualquer lugar do mundo, mas particularmente no Brasil - um país com uma desigualdade chocante. A gente não entende como essas coisas funcionam: como anuncia ampliação e quatro dias depois, cortes?", pergunta Cantanhêde.

06/08/2024 | 15h47
Ouvir episódio

Todas as edições

"Primeira tarefa da ministra é descontaminar Ministério dos Direitos Humanos"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu nesta segunda-feira, 9, com a petista no Palácio do Planalto. Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. "A primeira coisa a registrar é a rapidez com que o presidente resolveu tudo, por na avaliação do Palácio do Planalto é um episódio muito desgastante que mexe na alma do Governo. É interessante a definição do perfil: tinha que ser uma mulher, negra e do PT. Lula fez uma foto da posse com 11 mulheres e, entre os três primeiros demitidos, duas eram mulheres; era preciso compensar. Além disso, os pivôs da crise eram negros. A ministra vai mexer muito agora no Ministério dos Direitos Humanos, pois já há indícios de que o assédio do ex-ministro não foi o único. Sua primeira tarefa é descontaminar o ambiente em uma Pasta tão simbólica quanto esta", analisa Eliane.

10/09/2024 | 13h11
Ouvir episódio

"Maduro deu nó em todos porque só faz o que bem entende"

O opositor Edmundo González Urrutia, rival de Nicolás Maduro nas questionadas eleições de 28 de julho na Venezuela, disse que continuará a “luta pela liberdade” do país, mesmo estando na Espanha, onde lhe será concedido asilo político. A afirmação consta de um áudio de 41 segundos divulgado por sua equipe de imprensa. “Confio que em breve continuaremos a luta para alcançar a liberdade e a recuperação da democracia na Venezuela”, indicou o diplomata de 75 anos, que reivindica sua vitória nas eleições. "Gonzalez, quando disse que ganhou, mostrou as atas - originais e confirmadas -, nas quais teve mais de 60% dos votos. Este cenário reflete em outros países, inclusive o Brasil, porque já há notícia de que o contingente de pessoas que saem da Venezuela para cá aumentou de 300 para 600 por dia. Maduro deu um nó em todos porque só faz o que bem entende; não há sanção ou diálogo que deem conta", diz Eliane.

09/09/2024 | 14h00
Ouvir episódio

"Lula fica em situação desconfortável; bandeira de igualdade é origem do PT"

O governo do presidente Lula divulgou nota informando que o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, foi chamado a dar explicações sobre denúncias de que teria praticado assédio. A nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirma que Almeida foi convocado ainda ontem para prestar esclarecimentos ao ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Vinicius de Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias. "Isso é uma bola de neve; quando tem uma denúncia deste tipo, vêm outras depois. Tem um impacto muito grande porque assédio sexual realmente é grotesco e por todas as simbologias que o episódio envolve. Silvio Almeida é ministro dos Direitos Humanos. Lula fica em uma situação desconfortável; as bandeiras de igualdade e combate ao racismo são da origem do PT. O governo do presidente enfrentar uma denúncia como essa é muito simbólico e a oposição está fazendo um Carnaval", diz Eliane.

06/09/2024 | 13h26
Ouvir episódio

"Integration jogou luzes sobre mundo paralelo do Brasil; Bets são fora de controle"

A advogada criminalista, influenciadora e empresária Deolane Bezerra publicou no início da tarde desta quarta-feira, 4, uma carta aberta sobre a sua prisão preventiva, decretada nesta manhã. Ela está sendo investigada por suspeita de envolvimento com uma organização criminosa de jogos de azar ilegais e lavagem de dinheiro. “Estou sofrendo uma grande injustiça”, afirma. "Este episódio jogou luzes sobre um mundo paralelo do Brasil. As bets são fora de controle. Você cria um jogo de aposta, tem milhares de seguidores e aí as pessoas começam a postar e o jogo vicia. A situação também joga luzes sobre o sistema bilionário que isso envolve. É preciso que haja controle", defende Cantanhêde.

05/09/2024 | 14h10
Ouvir episódio

Eliane comenta indefinição da eleição para presidente da Câmara

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, desistiu de concorrer ao comando da Câmara em 2025. A decisão abre caminho para o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) assumir a candidatura com as bênçãos do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). O Estadão apurou que Pereira comunicou sua saída da disputa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), às 17 horas desta terça-feira, 3. Atualmente no cargo de primeiro vice-presidente da Câmara, Pereira foi ao Palácio do Planalto acompanhado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). "São três candidatos mais fortes: Antonio Brito (PSD-BA), com apoio de Gilberto Kassab - que arregimenta muitos votos, mas faz temer por seu excesso de poder -; Hugo Motta, líder do Republicanos na Câmara, e Elmar Nascimento - considerado o nome favorito de Lira, mas que aparentemente está deixando de ser", diz Eliane.

04/09/2024 | 14h54
Ouvir episódio

PUBLICIDADE