Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

30 anos do Plano Real - EP 01

O ano era 1994, e o Brasil vivia a chamada hiperinflação. Após um processo de impeachment, e a renúncia de Collor, a presidência foi ocupada pelo seu vice, Itamar Franco. No Ministério da Economia, surgia Fernando Henrique Cardoso, responsável por criar um grupo de notáveis que começou a desenhar o que se tornaria o Plano Real. 

Em 1º julho, a nova moeda entrava em circulação, deixando a hiperinflação para trás. Na época, um real valia o mesmo que um dólar. Sem congelamento de preços, a inflação do país era de apenas 1,65 por cento em 1998. Acompanhe o primeiro episódio na reportagem de Gustavo Lopes

01/07/2024 | 18h27
Ouvir episódio

Todas as edições

Novas modalidades do PIX anunciadas pelo BC

O Banco Central anunciou que trabalha no desenvolvimento do chamado “Pix Garantido”. Essa modalidade vai garantir que compras poderão ser parceladas, como se fosse um cartão de crédito. Ainda não se sabe ao certo se essa operação terá juros, mas a novidade pode diminuir os gastos de lojistas com as taxas das maquininhas de cartão. Além dessa novidade, o BC deve lançar o Pix Automático e agendado, que permite o débito de contas, como as de consumo, como água e luz. No ano que vem, o Banco Central já anunciou o lançamento do chamado Pix por aproximação. 

19/07/2024 | 15h55
Ouvir episódio

Trump fala em união, mas adota tom messiânico em discurso; ouça análise de especialista

O ex-presidente Donald Trump fez uma descrição detalhada da tentativa de assassinato que sofreu no último fim de semana em seu primeiro discurso após o atentado. No encerramento da Convenção Nacional Republicana, ele pregou união e disse que a divisão na sociedade americana precisa ser curada, mas não poupou os democratas de críticas. O pronunciamento começou com um tom mais emotivo, que se dissipou ao longo do discurso, quando fez ataques ao governo de Joe Biden e adotou um tom messiânico. No conteúdo, voltou a dizer, sem evidências, que os imigrantes vêm de prisões e instituições psiquiátricas, representando um risco para o país. E prometeu parar o que chama de “invasão” e concluir o muro na fronteira com o México. Em entrevista à Rádio Eldorado, o doutor em Relações Internacionais Vladimir Feijó, professor da Faculdade Arnaldo Janssen, de Belo Horizonte, disse que Trump fez um aceno aos descontentes com Joe Biden, mas ao mesmo tempo procurou mexer com temas de interesse de sua base para garantir o comparecimento dos eleitores em novembro, já que o voto não é obrigatório nos Estados Unidos. O especialista também comentou a situação de Biden, cada vez mais pressionado a desistir da reeleição. Para Feijó, o presidente americano vive “um cenário irreversível”.

19/07/2024 | 14h09
Ouvir episódio

José Aníbal confirma candidatura de Datena à Prefeitura de SP e diz que desistência é “página virada”

O presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, José AnÍbal, negou hoje a possibilidade de o apresentador José Luiz Datena desistir de concorrer a prefeito de São Paulo, como ocorreu no passado em disputas eleitorais para outros cargos. Em entrevista à Rádio Eldorado, ao ser questionado sobre o histórico de desistências de Datena, o líder tucano afirmou que o assunto é “página virada” e confirmou a candidatura. Apesar de expressar essa convicção, Aníbal não descartou um acordo com a deputada Tabata Amaral, do PSB, que esperava contar com Datena como vice em sua chapa, mas não cravou quem seria o cabeça numa eventual aliança entre os dois. “Tabata e Datena representam o centro democrático, uma alternativa à polarização”, ressaltou.

19/07/2024 | 13h31
Ouvir episódio

Projeto 'Anti-MST' começa a tramitar no Senado

Em maio, deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou de forma célere um projeto que impede invasores de propriedades de receber benefícios sociais federais, como o Minha Casa, Minha Vida. Agora, o projeto chega ao Senado Federal, e deve ter uma tramitação mais lenta do que na Câmara. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, deve manter o rito normal passando por diversas comissões. Alguns parlamentares consideram que não seria o momento de colocar uma pauta, considerada ideológica, neste momento.

18/07/2024 | 19h28
Ouvir episódio

Mulheres são maioria nas Câmaras em menos de 1% dos municípios brasileiros; ouça análise

Somente 45 das 5.568 cidades que realizaram eleições municipais em 2020 têm mais mulheres que homens nas Câmaras, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representa menos de 1% dos municípios que participaram daquele pleito. Sete em cada dez cidades onde há maioria feminina no Legislativo têm população menor que 15 mil habitantes, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em entrevista à Rádio Eldorado, a doutora em Ciência Política pela USP Hannah Maruci, codiretora d'A Tenda das Candidatas, disse que a representatividade feminina é maior nas cidades menores porque no interior é “mais barato” fazer campanha para vencer uma eleição. Segundo ela, a desigualdade de recursos financeiros é mais significativa em municípios mais populosos.

18/07/2024 | 14h13
Ouvir episódio

PUBLICIDADE