Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

Entre trios elétricos, Parada LGBT+ de São Paulo adota discurso político

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece no próximo dia 2 de junho (domingo), vai reunir 16 trios elétricos com shows de Filipe Catto, Glória Groove e Pabllo Vittar, a partir das 10h na Avenida Paulista. Segundo Nelson Matias Pereira, presidente da Parada, o tema da 28a edição,  'Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo', convida o público para refletir sobre a importância do "voto consciente" em ano eleitoral. Os participantes foram convidados a vestir trajes em verde e amarelo. A ideia é retomar o uso das cores da bandeira do Brasil, associadas à direita nos últimos anos.

31/05/2024 | 12h00
Ouvir episódio

Todas as edições

Projeto 'Anti-MST' começa a tramitar no Senado

Em maio, deste ano, a Câmara dos Deputados aprovou de forma célere um projeto que impede invasores de propriedades de receber benefícios sociais federais, como o Minha Casa, Minha Vida. Agora, o projeto chega ao Senado Federal, e deve ter uma tramitação mais lenta do que na Câmara. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, deve manter o rito normal passando por diversas comissões. Alguns parlamentares consideram que não seria o momento de colocar uma pauta, considerada ideológica, neste momento.

18/07/2024 | 19h28
Ouvir episódio

Bolsonaro pode ser indiciado por áudio revelado pela PF?

Nesta semana, áudios de uma conversa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) e o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, vieram à tona. A reunião realizada em 2020 debateu ações para tentar anular a investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) no inquérito que apurava a suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete quando era deputado estadual no Rio de Janeiro. Uma das linhas de investigação da Polícia Federal é de que o entorno de Bolsonaro buscou quem dentro da Receita estava fazendo a investigação, para, posteriormente, tirar a pessoa do processo.

17/07/2024 | 18h04
Ouvir episódio

Ultraprocessados fora do imposto de produtos nocivos à saúde

A Câmara dos Deputados aprovou a Reforma Tributária. Dentro do texto, foi criado aquilo que ficou conhecido como imposto do pecado. Esse imposto, chamado de seletivo, vai taxar mais produtos ou atividades nocivas à saúde ou ao meio ambiente. Alguns conseguiram ficar de fora do IS, como é o caso dos alimentos ultraprocessados (bolacha recheada, macarrão instantâneo e salgadinhos de pacote, entre outros). Os deputados dizem que mantiveram a isenção justamente porque os mais pobres se alimentam de ultraprocessados. Entidades médicas dizem que eles trazem doenças como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.

16/07/2024 | 16h51
Ouvir episódio

Brasil tem quase 8 mil gestores municipais condenados por improbidade, mas lei mudou; ouça análise

Um estudo do Movimento Pessoas à Frente identificou 7.901 prefeitos e ex-prefeitos condenados por improbidade administrativa desde 1995, o que representa 33% dos 23.800 punidos com base na lei de 1992, que foi alterada em 2021 pelo Congresso Nacional. Na modificação, passou a constar a exigência da parte do Ministério Público em comprovar o dolo, vontade, de fato, de o agente público atuar contra o patrimônio público. Depois das mudanças na legislação, a queda no volume de ações que miram gestores municipais por violação aos princípios da administração pública chegou a 42% no período entre 2021 e 2023, ainda segundo estudo do Movimento Pessoas à Frente. Em entrevista à Rádio Eldorado, a professora de Direito Administrativo da Fundação Getúlio Vargas, uma das autoras da pesquisa, considerou necessária a mudança na lei, feita em 2021. Segundo ela, no modelo anterior eram propostas muitas ações judiciais, mas as decisões eram revertidas em instâncias superiores do Judiciário. “A quantidade de ações propostas era muito alta e com resultado muito baixo”, afirmou.

16/07/2024 | 12h08
Ouvir episódio

Como o atentado contra Trump atinge a campanha eleitoral nos EUA? Ouça análise de especialista

O atentando contra o ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca Donald Trump deve se transformar em estratégia de campanha e ele próprio fez isso ao erguer os punhos e gritar “lutem!” aos seus eleitores, momentos após ser atingido por um tiro de raspão no último sábado. Por outro lado, o ataque também deve mexer com a estratégia do presidente democrata Joe Biden, candidato à reeleição, que já fez no domingo um discurso pregando união e diálogo. As avaliações foram feitas nesta segunda-feira pela professora de Relações Internacionais da ESPM Denilde Holzhacker, em entrevista à Rádio Eldorado.

15/07/2024 | 13h07
Ouvir episódio

PUBLICIDADE