Entrevistas Jornal Eldorado

Ouça aqui as entrevistas conduzidas pelos apresentadores Carolina Ercolin e Haisem Abaki


Acompanhe também em:

O que esperar do Inverno de 2024? Ouça meteorologista

O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira, 20, às 17h51 (horário de Brasília). Segundo a Climatempo, a formação e gradual intensificação de um novo episódio do fenômeno La Niña terá influência no padrão de temperatura e de precipitação no decorrer da estação neste ano. A estação deve ser marcada por tempo seco em todas as áreas, especialmente no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Após um período de transição, o La Niña deve trazer efeitos inversos aos do El Niño. Com a diminuição igual ou maior do que 0,5 graus na temperatura do Pacífico, deve haver aumento de chuvas no Norte e Nordeste, tendência de tempo mais seco no Sul. Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, fala sobre o que esperar da nova estação em entrevista no Jornal Eldorado.

20/06/2024 | 14h19
Ouvir episódio

Todas as edições

Eleições EUA: Até quando Biden vai resistir?

Após o desempenho trágico no primeiro debate eleitoral, o presidente dos EUA, Joe Biden, tem sofrido pressão de todos os lados para desistir de sua candidatura à reeleição: de partidários, da imprensa, de financiadores de sua campanha e de personalidades. Biden conseguirá resistir?

Sobre o tema, Emanuel Bomfim conversa com Carlos Gustavo Poggio, professor de relações internacionais.

12/07/2024 | 11h00
Ouvir episódio

Reforma tributária: o que é o 'split payment'?

O projeto da reforma tributária, que agora passa pela fase de regulamentação no Congresso Nacional, contempla algo muito inovador e que promete reduzir a sonegação e a inadimplência fiscal.

Nessa entrevista conduzida por Emanuel Bomfim, a economista Melina Rocha, consultora internacional e especialista em IVA (Imposto sobre Valor Agregado), explica o como vai funcionar o 'split payment' - e seus benefícios. Acompanhe!

 

12/07/2024 | 10h00
Ouvir episódio

Reforma do ensino médio aproxima o Brasil dos países desenvolvidos, diz Cláudia Costin

A Câmara dos Deputados rejeitou a inclusão do espanhol como disciplina obrigatória e as mudanças que o Senado havia feito na carga horária da formação básica do Novo Ensino Médio e, com isso, aprovou a versão final da proposta na noite de terça-feira. O projeto de lei vai agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A carga horária nos três anos permanece como é hoje: 3 mil horas. O que muda é a divisão entre as disciplinas obrigatórias e as optativas, de aprofundamento de conhecimento em áreas específicas. Atualmente, são 1,8 mil horas para as obrigatórias e 1,2 mil para as optativas. Com a reforma, as obrigatórias crescem para 2.400 horas e as optativas caem para 600 horas. A lista de disciplinas obrigatórias aumentou. Além de português, matemática, educação física, arte, sociologia e filosofia, entram inglês, ciências da natureza e ciências humanas. O texto restringe o ensino à distância e só autoriza essa modalidade de forma excepcional e temporária. O critério deverá ser estabelecido pelos Estados. Em entrevista à Rádio Eldorado, a professora Claudia Costin, ex-diretora global de educação do Banco Mundial, considerou as mudanças que serão implementadas a partir de 2025 como positivas. Para ela, o novo modelo diminui a distância do ensino médio brasileiro em relação aos países mais desenvolvidos. 

11/07/2024 | 11h58
Ouvir episódio

Raí diz que união contra extrema direita na França é “um exemplo para o mundo”; ouça entrevista exclusiva

O ex-jogador de futebol Raí, campeão mundial pela Seleção Brasileira e pelo São Paulo, disse hoje, em entrevista exclusiva à Rádio Eldorado, direto de Paris, que a união entre a esquerda e o centro para derrotar a extrema direita nas eleições legislativas francesas é “um exemplo para o mundo”. Na semana passada, ainda durante a campanha eleitoral, Raí Souza Vieira de Oliveira, que é mestre em Políticas Públicas pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, alertou para os perigos de uma ascensão ao poder da extrema direita, que venceu o primeiro turno, mas ficou em terceiro na segunda e última etapa da votação. Na entrevista à Rádio Eldorado, ele destacou que cerca de 200 candidatos renunciaram para apoiar postulantes que tinham mais chances de derrotar a direita radical. Para Raí, na política é preciso “pensar no todo, além dos seus interesses individuais”. Questionado sobre a situação do futebol brasileiro, eliminado da Copa América e vivendo uma saída precoce de jogadores para o exterior, Raí criticou a CBF e a falta de organização dos clubes para a formação de ligas independentes pelos clubes.

10/07/2024 | 12h35
Ouvir episódio

Reforma tributária: Como vai funcionar o crédito amplo para as empresas?

Nesta semana, o 'Jornal Eldorado' apresenta o quadro “Reforma Tributária em Transformação”, numa entrevista com a economista Melina Rocha, consultora internacional e especialista em IVA -  Imposto sobre Valor Agregado.

Neste momento, a Câmara dos Deputados está justamente debruçada sobre as regras que vão guiar a regulamentação da reforma.

Na edição desta quarta (10), Melina fala sobre o 'imposto do pecado', a decisão de reduzir a taxação sobre os setores imobiliário e da construção civil, e sobre a espinha dorsal do IVA (Imposto Sobre Valor Agregado): o crédito amplo de imposto para as empresas.

10/07/2024 | 10h00
Ouvir episódio

PUBLICIDADE