PUBLICIDADE

Jornal Eldorado

As principais notícias do dia com Haisem Abaki e Carolina Ercolin


SEG, TER, QUA, QUI, SEX | 06:00 ÀS 09:30
Desafios de SP: empregos mais perto do centro e longe da periferia; ouça análise de especialista

O ‘São Paulo em Sintonia’ apresenta leituras e reflexões sobre a nossa cidade, em mais um ano eleitoral que vem aí, e quando a Eldorado completa 66 anos. Nesta entrevista, Haisem Abaki aborda os desafios econômicos na metrópole.

00:00:00

Todas as edições

Furacão Milton pode ser o mais devastador em 100 anos na Flórida; ouça relato de brasileiro

A chegada do furacão Milton, prevista para a madrugada de amanhã, provocou ontem um dos maiores êxodos da história do Estado da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos. Milhões de moradores em fuga causaram engarrafamentos gigantescos nas estradas e esgotaram os estoques de combustíveis da região. Segundo o presidente americano, Joe Biden, o Milton será o “pior furacão a atingir a Flórida em cem anos”. A região de Tampa Bay, que está na rota da tempestade, tem mais de 3 milhões de habitantes. O furacão foi classificado na categoria 5, a mais alta da escala. Em entrevista à Rádio Eldorado, direto de Davenport, a 20 minutos da Disney, o publicitário brasileiro João Mendes disse que por enquanto, ainda sem uma ordem de evacuação, decidiu ficar em casa com a esposa, grávida de sete meses. Ele conta que já há falta de suprimentos nos supermercados.

09/10/2024, | 10h23
00:00:00

Como será a volta do X, autorizada por Alexandre de Moraes? Ouça especialista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem o desbloqueio da rede social X no Brasil após a plataforma pagar R$ 28,6 milhões em multas e indicar um representante legal no País. “O retorno das atividades da X Brasil Internet Ltda. em território nacional foi condicionado, unicamente, ao cumprimento integral da legislação brasileira e da absoluta observância às decisões do Poder Judiciário, em respeito à soberania nacional”, escreveu Moraes na decisão. O X estava suspenso no País desde o dia 30 de agosto. Na ocasião, o dono da plataforma, Elon Musk, alegou estar sob censura, atacou Moraes e desafiou a Justiça brasileira. Pressionado pelo bloqueio da plataforma, o empresário, porém, cedeu. Além de quitar as multas impostas pelo descumprimento de decisões judiciais, Musk nomeou a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal no Brasil. O ministro concedeu prazo de 24 horas para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) levantar a suspensão do acesso ao X. Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor Fabio Malini, de Novas Mídias do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, disse que o retorno da plataforma deverá ser gradual e “pode levar algum tempo”. Ele espera que o X seja novamente palco de polarização política no segundo turno das eleições municipais. “A gente perdeu uma capacidade cultural de discussão e conversação pública. É preciso acolher diferentes vozes”, afirmou.

09/10/2024, | 10h13
00:00:00

Perillo diz que PSDB “cometeu muitos erros” e precisa lançar candidato a presidente para sobreviver

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que governou o Estado de São Paulo por quase três décadas, viu o número de candidatos eleitos para os Executivos municipais despencar pelo segundo pleito consecutivo. Neste ano, os tucanos elegeram 273 prefeitos em todo o País — 250 a menos do que em 2022, quando conquistaram 523 prefeituras. Na região metropolitana de São Paulo, a vitória só ocorreu em Santo André. A sigla não conquistou nenhuma das capitais brasileiras, mas conseguiu algumas vitórias no Mato Grosso do Sul, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. Na cidade de São Paulo, o resultado deste ano foi ainda pior para os tucanos. O apresentador José Luiz Datena teve apenas 1,84% dos votos válidos na disputa pela prefeitura. Foi o pior desempenho da sigla na história das eleições paulistanas, no “berço político” do partido. Ainda na capital paulista, os tucanos não conseguiram eleger nenhum vereador. Em entrevista à Rádio Eldorado, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, ex-governador de Goiás, deu outros números, alegando que a quantidade de prefeitos filiados ao partido já havia caído para 296 e que agora foram eleitos 276. Para ele, o PSDB “cometeu muitos erros desde a sucessão de FHC em 2002″ e “sofreu um ataque especulativo” nos últimos anos. “O maior dos erros foi não ter lançado candidato à Presidência da República em 2022″, afirmou. Para manter o partido vivo, Perillo defendeu um avanço na federação formada com o Cidadania, possíveis fusões e o lançamento de uma candidatura própria à Presidência em 2026.

08/10/2024, | 09h55
00:00:00

Eleita vereadora em SP, mãe de Isabella Nardoni quer psicólogos em escolas; ouça entrevista

A bancária Ana Carolina Oliveira (Podemos), de 40 anos, mãe de Isabella Nardoni, assassinada em 2008, foi eleita vereadora em São Paulo. Ela obteve mais de 129 mil votos, sendo a segunda mais votada para a Câmara Municipal. Em entrevista à Rádio Eldorado, a vereadora eleita disse ter “transformado a luta em luto” e que sua prioridade será a apresentação de projetos voltados ao combate à violência contra crianças. Uma das propostas dela será a presença de psicólogos nas escolas “para verificar os problemas antes que se chegue ao extremo”. Isabella Nardoni foi assassinada em 2008, aos 5 anos, ao ser jogada da janela do sexto andar de um prédio na zona norte de São Paulo, onde estava com o pai, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Anna Carolina Jatobá. Em 2010, Anna Jatobá e Alexandre Nardoni foram considerados culpados pelo júri popular pela morte da criança. Anna Jatobá recebeu uma pena de quase 27 anos e, Alexandre Nardoni, uma sentença de 31 anos e 1 mês. Os dois sempre negaram a autoria do crime. Hoje, ambos cumprem a pena em regime aberto.

08/10/2024, | 09h16
00:00:00

Política brasileira pode ter “outros Marçais”, diz cientista político Bruno Silva; ouça análise

O desempenho agressivo do candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, que obteve 28,14% dos votos e ficou em terceiro lugar na disputa, mostra o poder de engajamento das redes sociais e pode impactar as próximas campanhas eleitorais. A avaliação é do cientista político e diretor de projetos do Movimento Voto Consciente, Bruno Silva, entrevistado nesta segunda-feira pela Rádio Eldorado. “Vai existir a partir de agora uma campanha pós-Marçal. Isso pode trazer impactos daqui a dois anos, gerando outros “Marçais”, afirmou.

07/10/2024, | 10h07
00:00:00

PUBLICIDADE