As principais notícias do dia com Haisem Abaki e Carolina Ercolin
Evento reúne líderes na discussão de temas como produtividade, comércio, tecnologia e sustentabilidade do setor. O editor de Projetos Especiais do Estadão, Leonardo Cruz, conversou sobre o assunto com os apresentadores Haisem Abaki e Carolina Ercolin durante o Jornal Eldorado.
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) completou na madrugada desta quinta-feira oito dias em greve de fome. O ato é um protesto contra o avanço do processo de cassação do mandato dele na Câmara. Glauber é alvo de denúncia feita pelo Partido Novo, que o acusa de ter quebrado o decoro parlamentar ao agredir e expulsar do prédio da Câmara, com chutes e empurrões, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL). O Conselho de Ética aprovou a cassação, que deve ser decidida pelo plenário da Casa. O parlamentar alega ser vítima de perseguição política, que há interferência do ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) no processo e que a expulsão do militante do MBL foi usada como pretexto para uma retaliação de Lira. Em entrevista à Rádio Eldorado, o professor associado da USP Rubens Becak, especialista em Direito Constitucional, disse que a tendência é de punição. “Me parece que o Congresso está tomado pelo espírito de mostrar uma moralização. Esperamos que daqui pra frente casos assim impliquem em punição”, afirmou. Ele ressaltou, no entanto, que seria possível fazer uma distinção entre casos com circunstâncias diferentes. ”O Conselho de Ética pode aplicar penas menores. Não se dá um escala de valores nas punições”, avaliou.
O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi indiciado pela Polícia Federal por estelionato e fraude em competição esportiva, em uma investigação que apura manipulação em jogos de futebol para benefício de apostadores. O jogador é suspeito de ter forçado um cartão amarelo em uma partida válida pelo Brasileirão de 2023. A PF analisou 3.989 conversas no WhatsApp de Bruno Henrique. No celular do irmão do jogador, Wander Nunes Pinto Júnior, que também foi apreendido, foram flagrados diálogos que mostram o envolvimento do jogador. Em entrevista à Rádio Eldorado, o jornalista Marcel Rizzo, colunista de esporte do Estadão, disse que o atleta corre o risco de ser condenado a uma pena de 2 a 6 anos de prisão e, no âmbito esportivo, pode ser suspenso por até 2 anos. Ele ressaltou que há outros casos de suspeita de manipulação, principalmente em divisões inferiores do futebol brasileiro, e defendeu a adoção de mecanismos de controle por parte dos clubes e dirigentes esportivos.
Os vereadores de São Paulo articulam mudanças na Lei Orgânica do Município para obrigar a Prefeitura a executar as emendas parlamentares. O movimento gerou estresse na relação entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a base na Câmara Municipal, a ponto de o mandatário elevar o tom contra aliados e ameaçar retirar cargos ocupados por indicações políticas em subprefeituras e secretarias. Apesar da resistência de Nunes, interlocutores do presidente Câmara, Ricardo Teixeira (União), afirmaram ao Estadão que o debate sobre as emendas impositivas não foi encerrado e que um grupo de trabalho com líderes partidários foi criado para discutir o tema. Parlamentares chegaram a divulgar um vídeo de 2016 no qual Nunes, que na época era vereador, aparece defendendo as emendas impositivas. Em entrevista à Rádio Eldorado, a professora do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP, Ursula Peres, especialista em orçamento, disse que o mecanismo “pode ser bom se for um acordo coletivo e toda a sociedade estiver envolvida” na definição de prioridades, mas ressaltou que “pode virar uma pulverização de recursos muito paroquiais”.
Com a aprovação, ontem, da primeira vacina contra chikungunya pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Butantan já iniciou o processo de importação do imunizante. Depois, numa segunda etapa, deve começar a produção nacional. O imunizante, de dose única, foi autorizado a ser aplicado na população de 18 a 65 anos. A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica austríaca Valneva e o registro foi feito em parceria com o Instituto Butantan. Segundo a Anvisa, estudos clínicos com adultos e adolescentes mostraram que a vacina ajuda o corpo a induzir a produção de anticorpos neutralizantes contra o vírus da chikungunya. Em entrevista à Rádio Eldorado, o diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Gustavo Mendes, afirmou que inicialmente serão recebidas 400 mil doses, mas destacou que o Butantan já se prepara para produzir de 5 milhões a 10 milhões de doses por ano e faz estudos clínicos para expandir as faixas etárias atingidas. A chegada do novo imunizante à população ainda depende de aprovação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou ontem que produtos tecnológicos ficarão isentos de tarifas de importação, ao contrário do que foi anunciado na sexta-feira pelo governo americano. “Ninguém vai ficar livre por causa das balanças comerciais injustas e das barreiras tarifárias não monetárias que outros países usam contra nós, especialmente a China que, de longe, nos trata da pior maneira”, disse Trump, em publicação na rede Truth Social. Antes da manifestação do presidente americano, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que a isenção de computadores, processadores e celulares é “temporária”. Trump, no entanto, disse que as tarifas podem ser reavaliadas, mas sem isenções. Em entrevista à Rádio Eldorado, o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, que também é pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, observou que a desvalorização do dólar e a fuga de investidores de títulos públicos americanos pressionam Donald Trump. Ele avaliou o tarifaço do presidente americano como “um tiro no pé”, que pode gerar uma recessão mundial.