
Hoje, segunda-feira, 20, pode ser considerado o dia mais triste do ano. O termo Blue Monday (segunda-feira azul, em tradução livre) surgiu há 20 anos, após um cálculo do psicólogo britânico Cliff Arnall, mas é cercado de questionamentos, já que não é baseado em uma evidência científica sólida.
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No inglês, o azul (de blue) é uma cor geralmente associada à tristeza e depressão. A fórmula para a Blue Monday surgiu de uma soma de fatores comuns no início de qualquer ano: dívidas, fracasso nas resoluções de Ano Novo, volta das férias e o clima, já que na Europa - onde o termo foi criado - é inverno.
Ao longo das décadas, o título de “o dia mais triste do ano” perdeu sua força por estar associado a uma campanha de marketing quando foi criado, em 2005. Ele teria sido encomendado a Cliff Arnall a pedido de uma agência de viagens. A ideia era criar uma fórmula que justificasse a tristeza nessa data, servindo como um gatilho para que as pessoas buscassem uma viagem para destinos mais quentes como forma de escapar daquela sensação.
Apesar de todos os questionamentos, a campanha deu muito certo e seu criador potencializou sua carreira em cima do famoso cálculo, sendo reconhecido até hoje pela Blue Monday.
Em celebração ao aniversário de 20 anos do termo, Cliff Arnall divulgou algumas estratégias para combater o desânimo que a data pode trazer. Veja algumas delas:
- Faça uma lista das pessoas que realmente gostam de você e o amam pelo que você é, e passe mais tempo com elas.
- Depois de fazer a lista positiva, reduza consideravelmente a quantidade de tempo que você passa com as pessoas que o usam. Ainda que isso signifique um divórcio ou deixar um emprego.
- Comece a se respeitar mais. Pare de comer tanta comida ruim (como saber? Ela terá alto níveis de açúcar).
- Reduza seu tempo de tela fora do trabalho em 50% a partir de hoje. Com o tempo livre, comece a pintar, ler um romance ou praticar um hobby.
- Deixe sua cama bem confortável e vá se deitar para dormir 40 minutos mais cedo do que você costuma ir atualmente.
- Pratique o que prega: se você diz que vai fazer algo, faça (ou simplesmente não diga).