Quem é Tania Bulhões, dona de império de luxo alvo de polêmica nas redes sociais?

Empresária mineira tem marca de perfumaria de luxo e objetos para casa que leva seu nome

PUBLICIDADE

Por Renata Nogueira

A marca Tania Bulhões furou a bolha do mercado de luxo e virou assunto nas redes sociais depois que uma brasileira postou um vídeo no TikTok mostrando uma xícara de café igual à da grife brasileira em um café simples na Tailândia.

A empresária mineira Tania Bulhões em uma de suas lojas Foto: Nicole Fialdini

Cliente da marca, ela questionou a exclusividade das peças e gerou uma onda de especulações sobre a origem dos produtos vendidos como exclusivos e por preços altos. O vídeo original já passou de 1,3 milhão de visualizações.

A coleção Marquesa, criada há 21 anos, em 2004, foi descontinuada depois da polêmica, já que possivelmente foi copiada por fabricantes internacionais, segundo a marca. Os clientes que tiverem peças poderão trocar ou devolver os produtos das coleções afetadas.

Quem é Tania Bulhões?

Tania Bulhões não é apenas o nome da marca de luxo, mas também da artista e empresária à frente dela há 36 anos, desde quando abriu sua primeira loja em em Uberaba, no interior de Minas Gerais, em 1989.

Publicidade

PUBLICIDADE

“Era uma lojinha onde ela vendia tudo o que pintava: pratos, quadros e móveis. Em 1991, ela se mudou para São Paulo e abriu sua primeira loja, marcando o início da nossa história”, diz o site da marca.

“Eu sempre preservei duas coisas que, acredito, me trouxeram até aqui: qualidade e um estilo próprio”, declarou Tania Bulhões em entrevista ao Estadão em novembro do ano passado.

Ao Estadão, a empresária contou também que começou a pintar louças ainda na adolescência. “Nunca pensei em chegar aqui. Comecei em Minas pintando louça. Com 14 anos, vendia para vizinhos e parentes.”

Mais de cinco décadas depois, o império de luxo brasileiro que leva o mesmo nome de sua dona e fundadora iniciou sua internacionalização. Em dezembro do ano passado, Tania Bulhões abriu seu primeiro showroom internacional, em Nova York, nos Estados Unidos.

Publicidade

Em 2023, Tania Bulhões comprou uma empresa francesa de porcelana Foto: Italo Gaspar

Divórcio e outras polêmicas

Em 2020, foi anunciado o divórcio de Tania Bulhões e Pedro Grendene, herdeiro da gigante de calçados brasileira. Na partilha de bens, ela teria ficado com R$ 100 milhões, apartamentos e uma fazenda, segundo a revista Poder, de Joyce Pascowitch.

Onze anos antes, em 2009, Tania Bulhões foi alvo da Operação da Polícia Federal Porto Europa, sob acusação de fraudes em importações, subfaturamento e emprego de laranjas. Ela chegou a fazer um acordo de R$ 1,9 milhão em 2010, mas a ação penal foi extinta em 2012.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.