Você sabia que a ora-pro-nóbis é um cacto?

De nome científico Pereskia aculeata, planta é considerada um dos ‘cactos primitivos’; entenda

PUBLICIDADE

Por Renata Nogueira

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é classificada como uma planta trepadeira cactácea por apresentar as características típicas das plantas do gênero Pereskia, como a presença de aréolas (estruturas de onde surgem espinhos e flores) e espinhos. O termo aculeata, inclusive, significa “dotado de espinhos”.

No entanto, a Pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis mais comum no Brasil, possui folhas verdes e não se parece nada com os cactos mais conhecidos. Mas apesar de sua aparência diferente, essa planta é sim considerada um cacto por causa de suas características botânicas e filogenéticas.

Pereskia aculeata é a ora-pro-nóbis mais comum no Brasil Foto: oscaryoshinori /adobe.stock

PUBLICIDADE

Pereskia é um gênero de plantas que pertencem à família Cactaceae, a mesma dos cactos. As plantas desse gênero são bem diferentes dos cactos comuns que conhecemos por terem folhas verdadeiras, que podem ser de diferentes tamanhos e formatos, dependendo da espécie.

Porém, assim como os cactos, as Pereskia também possuem espinhos, que podem estar presentes nas aréolas (estruturas de onde surgem os espinhos e flores) ou ao longo dos ramos. Por isso, elas são consideradas os “cactos primitivos”, pois conservam características ancestrais que foram perdidas por outros grupos de cactos ao longo da evolução.

Publicidade

Segundo a cartilha ora-oro-nóbis, publicada em 2021 pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), a espécie mais comum dessa planta no Brasil (Pereskia aculeata) possui caule fino e ramos longos, ambos com acúleos, conhecidos também como falsos espinhos.

Detalhe das folhas da ora-pro-nóbis Foto: Adobe Stock

As folhas da ora-pro-nóbis são largas e suculentas, com presença de mucilagem, uma substância gomosa semelhante à “baba” do quiabo. Por essa característica das folhas, além de um cacto, a ora-pro-nóbis também pode ser considerada uma suculenta, já que armazena o líquido em suas folhas.

In natura, as folhas da ora-pro-nóbis ainda são carnudas e brilhantes, com uma textura que lembra as de outras suculentas. A suculência das folhas da ora-pro-nóbis é uma adaptação que permite à planta resistir à seca e ao calor.

É importante ressaltar que nem todas as plantas suculentas são cactos. Mas a ora-pro-nóbis é um exemplo de planta que possui características de ambos os grupos, já que é uma cactácea que também é suculenta.

Publicidade

Das cercas para as panelas

No Brasil, a ora-pro-nóbis é mais comum nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, mas nos últimos anos ficou popular em todo o País por suas características nutricionais poderosas e receitas diversas em que pode ser usada.

Para além da alimentação, a ora-pro-nóbis também é uma excelente solução para cercas vivas para casas, pois é uma planta trepadeira que cresce bem em diversos tipos de solo, requer pouca água e cuidados justamente por ser um cacto e pode atingir a altura de até 10 metros.

Ora-pro-nóbis plantadas em vasos; planta é uma boa opção para cerca viva Foto: Adobe Stock

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.