Jay-Z pede que tribunal obrigue autora de denúncia de estupro a revelar nome verdadeiro

Em uma moção protocolada em juízo na segunda-feira, 9, os advogados do artista chamam as acusações de ‘hediondas’ e dizem que elas fazem parte de uma ‘campanha de extorsão’ liderada pelo advogado Tony Buzbee

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

O rapper Jay-Z foi acusado de estuprar uma garota de 13 anos em 2000 junto com o cantor de hip-hop Sean Combs, mais conhecido como P. Diddy. O abuso teria ocorrido em uma festa após o Vídeo Music Awards (VMA) da MTV em setembro daquele ano, mas as acusações vieram à tona no último domingo, 8. Em sua primeira resposta no tribunal sobre o caso, Jay-Z — cujo nome verdadeiro é Shawn Carter — pediu que a autora da denúncia anônima seja obrigada a revelar seu nome verdadeiro.

Em uma moção protocolada em juízo na segunda-feira, 9, e divulgada pela revista Billboard, os advogados de Jay-Z chamam as acusações de “hediondas” e dizem que elas fazem parte de uma “campanha de extorsão” liderada por Tony Buzbee. O advogado do Texas é responsável por uma série de processos contra P. Diddy.

Rapper Jay-Z é acusado de ter estuprado uma menina de 13 anos Foto: Chris Delmas /AFP

PUBLICIDADE

O documento também afirma que manter o anonimato da acusadora é uma tática do “esquema” de Buzbee para extrair acordos financeiros de celebridades.

Alex Spiro, advogado de Jay-Z, afirmou: “O sr. Carter merece saber a identidade da pessoa que o está acusando — de forma sensacionalista — de conduta criminosa, exigindo uma compensação financeira massiva e manchando uma reputação conquistada ao longo de décadas”, acrescenta ele.

Pela lei americana, demandantes em processos de abuso sexual podem, em alguns casos, agir sob pseudônimos, se houver um forte risco de retaliação — mas a possibilidade é raramente concedida pela Justiça. Em outras ações civis movidas contra P. Diddy, juízes exigiram que acusadoras revelassem seus nomes.

Em meio às acusações, Jay-Z foi acompanhado de Beyoncé e da filha Blue Ivy na pré-estreia do filme Mufasa - O Rei Leão, em que a cantora e a filha, de 12 anos, dublam personagens na animação.

Jay-Z, Beyoncé e Blue Ivy Carter prestigiam a estreia de 'Mufasa: O Rei Leão' na segunda-feira, 9 de dezembro de 2024, no Dolby Theatre em Los Angeles. Foto: Richard Shotwell/ AP

Tony Buzbee nega as acusações de extorsão

Em seu perfil no X (antigo Twitter), nesta terça-feira, 10, o advogado das supostas vítimas que acusam Jay-Z e P. Diddy. Tony Buzbee negou as acusações de extorsão.

Publicidade

“O New York Times entrou em contato comigo para pedir minha resposta à alegação do rapper Jay-Z de que tentei extorquir e chantageá-lo. Minha resposta é bem direta. Ninguém fez nenhuma ameaça. As afirmações de Jay Z são falsas”, iniciou ele.

“Em vez disso, nossa empresa enviou uma carta de demanda padrão buscando uma mediação em nome de uma mulher que alega que Jay-Z a agrediu sexualmente quando ela era menor de idade. A carta foi examinada e aprovada por nosso cliente, cuja preferência era tentar uma resolução sem entrar com uma ação judicial. Essa abordagem é comum nesses tipos de casos”, afirmou o advogado.

O que você está vendo agora é um esforço coordenado e desesperado para focar a atenção do público em mim pessoalmente para evitar atenção nas alegações feitas por meus clientes. Esse esforço incluiu assediar minha família e colegas e até mesmo oferecer dinheiro a ex-clientes para me processarem — o que é ilegal”, escreveu Buzbee em outro trecho.

Entenda a polêmica que envolve acusações de estupro contra Jay-Z e P. Diddy

As acusações de que Jay-Z e P. Diddy estupraram uma garota de 13 anos em 2000 vieram à tona no último domingo, 8. O processo civil que acusa ambos os rappers indica que o suposto abuso teria acontecido em uma festa após o Vídeo Music Awards (VMA) da MTV em setembro daquele ano.

Publicidade

O ato também teria sido supostamente testemunhado por uma outra celebridade que nada teria feito para impedir o ataque. O nome da terceira pessoa envolvida no caso ainda não foi revelado. Ainda conforme o processo, essa não teria sido a primeira vez que ambos participaram de um ataque semelhante.

Jay-Z se pronunciou por meio de sua gravadora, a Roc Nation, e negou as acusações, chamando o advogado responsável pelo caso de ser um “ser humano deplorável” e prestando solidariedade às vítimas de abusos sexuais.

Já Sean Combs está preso em Nova York desde 16 de setembro, após meses de investigações foi acusado de tráfico sexual e conspiração. Promotores federais alegam também que abusou sexualmente de mulheres e as forçou a participar de festas sexuais movidas a drogas, usando ameaças e violência.

Diddy, que se declara inocente de todas as acusações, tem seu julgamento marcado para começar em 5 de maio de 2025. Combs também enfrentou uma enorme onda de ações judiciais de advogados, incluindo Buzbee, que alegou em outubro que mais de 100 supostas vítimas planejavam tomar medidas legais contra ele.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.