A atriz e diretora Olivia Wilde e a modelo Emily Ratajkowski estão entre as famosas que criticaram a missão espacial da Blue Origin que aconteceu na segunda, 14, com tripulação exclusivamente feminina e participação da cantora Katy Perry.
“Estou enojada”, disse Emily Ratajkowski em vídeo publicado no TikTok. A modelo britânica criticou a adesão à missão, realizada pela empresa comandada pelo bilionário Jeff Bezos, também fundador da Amazon.

“Aquela missão espacial nesta manhã... É coisa do fim dos tempos, isso é mais do que uma paródia. Vocês dizem que se importam com a Mãe-Terra e que é sobre ela, mas estão indo para o espaço em uma nave espacial construída e financiada por uma empresa que está destruindo o planeta sozinha?”, questionou a modelo. “Olhem o estado do mundo e pensem em quantos recursos foram gastos para mandar essas mulheres ao espaço. Para quê? Qual era o marketing por trás disso? E então tentar fazer isso parecer tipo... Ai, estou enojada”. O vídeo já acumula mais de 2,6 milhões de visualizações.
A declaração de Emily dividiu opiniões. Apesar de ter recebido elogios por seu posicionamento nos comentários, outros internautas a criticaram, apontando hipocrisia em voar de avião particular, por exemplo, dentre outras ações que impactam o meio ambiente.
Nesta terça, 15, a modelo publicou outro vídeo sobre o assunto. “Tenho mais a dizer. Acho que essa missão é confusa para as pessoas, porque ver mulheres e pessoas negras em espaços como ciência e política, que anteriormente não as incluía, parece progresso, opticamente”, começou Emily.
“Mas a verdade é: Um homem que ganhou poder e virou parte do 1% [mais rico], por meio de exploração e ganância, decidir levar a noiva dele e algumas outras mulheres famosas para fazer turismo espacial não é progresso”, disparou a modelo, falando de Bezos.
Emily acrescentou que a situação está “parecendo meio Jogos Vorazes”, em menção à saga distópica de Suzanne Collins. “Privilégio não é uma conquista. E poder usar o privilégio que você ganhou explorando o planeta, os recursos e os seres humanos para ir para o espaço por 11 minutos certamente não é uma conquista”, concluiu ela.
Outra crítica ferrenha foi a atriz e modelo Olivia Munn, que já havia falado sobre o assunto em 3 de abril, durante uma participação num programa de TV americano. “O que eles estão fazendo? Tipo, por quê? Sei que isso provavelmente não é algo legal de se dizer, mas há tantas outras coisas que são tão importantes no mundo agora”, disse.
Para ela, há muito dinheiro envolvido em ir para o espaço enquanto “tem muita gente que não consegue nem comprar ovos”. Munn questionou o objetivo da missão: “É histórico que vocês estão indo para um passeio? Acho que é um pouco ganancioso”.
Leia também
Enquanto isso, a atriz e diretora Olivia Wilde abordou o evento com um tom mais debochado. Ela compartilhou um meme que mostra Katy Perry beijando o chão depois de retornar do espaço e diz “desembarcando de um voo comercial em 2025″, em referência a tantos acidentes aéreos que aconteceram nos últimos meses. Então, cutucou: “Acho que bilhões de dólares compraram alguns bons memes”, escreveu.
A comediante Amy Schumer também foi na linha sarcástica e publicou um vídeo anunciando um convite de última hora para participar da missão. Ela segurava um boneco do Pantera Negra, da Marvel. “Estou levando essa coisa, não tem significado para mim, mas estava na minha bolsa e eu estava no metrô quando recebi a mensagem. Obrigada a todos que me trouxeram até aqui. Vejo vocês no espaço”, brincou.