PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião|Por mais mostras permanentes em casarões revitalizados 

PUBLICIDADE

Foto do author Anelisa Lopes
Atualização:

Morei por mais de três décadas na região da Bela Vista. Um dos poucos casarões que resta por lá sempre me intrigou: o número 155 da alameda Joaquim Eugênio de Lima que, na verdade, abriga dois imóveis em uma grande propriedade cercada por verde.  

(ANELISA LOPES ESCREVE ÀS TERÇAS. SIGA SEU PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)

Salão principal do casarão (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

Fachada (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Na semana passada fui convidada a conhecer o espaço, revitalizado pelo grupo moveleiro italiano Doimo e inaugurado no final do ano passado. A reforma, que custou cerca de R$ 2 milhões, ressuscitou o imóvel de 1930 a partir das suas características originais para acomodar a linha de produtos da marca. Assim como a Casa Mollde, no Jardim Paulistano, o Casarão Doimo é um ponto muito bacana de SP para quem curte decoração ambientada. 

Antes de ser comprado pelo grupo italiano, o local serviu de residência para a família de Benedicto Abdulkader, empresário paulistano conhecido por ser à época dono de uma dos primeiros agências de automóveis da marca Chevrolet e Oldsmobile - hoje em dia mais conhecidas como concessionárias. 

Publicidade

Detalhe (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

Clássico e contemporâneo (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

O principal desafio, segundo Elias Tergilene, CEO do grupo Doimo no Brasil, foi encontrar mão de obra especializada para o projeto original fosse preservado. "Como Minas Gerais possui cidades históricas como decidimos trazer mão de obra especializada de lá", explica.

A restauração durou dois anos e trouxe de volta o conceito neoclássico na fachada, piso, parede, adornos e vitrais - o cômodo mais emblemático da mansão é o banheiro em revestimento verde e rosa. Um dos elementos mais marcantes ficam por conta das paredes, descascadas e deixadas no reboco - em uma das salas é possível ver os rabiscos originais dos construtores. O passeio pela casa é um resgate da história arquitetônica paulistana, invadida verticalmente nos últimos anos por muito concreto e pouco retrofit em construções como esta.

Rabiscos originais da construção (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

Banheiro em verde e rosa (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

Área externa (foto: arquivo pessoal) Foto: Estadão

 

Além da restauração primorosa, o contraste entre a arquitetura clássica e a linha de móveis super contemporânea é destaque para quem quiser visitar o casarão - cenário arquitetônico tipicamente europeu com pitada nacional contemporânea dada pela linha de móveis "Feito no Brasil", da arquiteta Roberta Banqueri. Nesta semana, o Casarão Doimo será palco para diversas atrações da DW! SP para quem quiser visitá-lo.

Falando em DW!... - desde domingo até o dia 11 deste mês acontece a 11 edição da Design Weekend São Paulo com diversos eventos - palestras, exposições, instalações, festas e lançamentos de produtos - que acontecem de forma simultânea e são integrados por uma programação oficial. Confira as atrações aqui.

NOVIDADES NO CIRCUITO

Publicidade

Caminhos do Mar - em comemoração ao bicentenário da Independência amanhã, o parque Caminhos do Mar terá programação especial até dia 25 de setembro. Localizado na Estrada Caminho do Mar (Estrada Velha de Santos), entre São Bernardo do Campo e Cubatão, o parque abriga nove monumentos históricos construídos pelo arquiteto francês Victor Dubugras. Foi por uma de suas trilhas, a Calçada do Lorena, que D. Pedro I subiu a serra de Santos para São Paulo para proclamar a Independência em 7 de setembro de 1822. Mais infos no site.

Um das construções do parque (foto: divulgação) Foto: Estadão

Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.