BBB 23: Inteligência artificial revela quem mais apareceu nos VTs do programa

Estadão realiza levantamento inédito dos participantes do reality com o auxílio de tecnologia de reconhecimento facial

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Por Lucas Thaynan, Cindy Damasceno e Bruno Ponceano
Atualização:
8 min de leitura

O Big Brother Brasil está chegando à sua reta final e o prêmio recorde de pelo menos R$ 2,58 milhões está em jogo para cinco participantes. Enquanto o público mais tradicional - o “sofá” - e as comunidades “emojizadas” nas redes sociais torcem por seus favoritos, uma pergunta permanece: quem foi o participante que mais se destacou na telinha até agora?

Para responder a esta dúvida, o Estadão analisou os 90 primeiros episódios exibidos na Rede Globo, um total de 89 horas de vídeos, com a ajuda de Inteligência Artificial (IA), sim – sem a dor de cabeça de ter que cronometrar à mão os segundos de cada competidor.

Por meio da aplicação de uma tecnologia de reconhecimento facial avançada, foi possível medir o tempo em que cada participante desta edição do reality show apareceu na TV aberta.

Tecnologia de inteligência artificial permite identificar os participantes nos VTs exibidos na Rede Globo. Foto: Reprodução de vídeo/TV Globo

A ferramenta usada mapeia 128 pontos característicos no rosto de cada pessoa, permitindo calcular a semelhança facial entre indivíduos. E assim foi possível identificar quando um determinado participante aparece e, com base nisso, medir o tempo de tela de cada um dos 22 competidores desde o início do programa, em 16 de janeiro deste ano, até o último sábado, dia 15 de abril.

Ferramenta detecta os rostos visíveis na tela, mas não identifica quando há objetos à frente da face ou em situações que o participante não está em destaque no vídeo. Foto: Reprodução de vídeo/TV Globo

No entanto, como em qualquer modelo de inteligência artificial, existem limitações. Neste caso, a tecnologia usada é capaz de reconhecer apenas os rostos que estão em destaque na tela, o que significa que não foi possível medir o tempo dos participantes que aparecem de costas, com objetos bloqueando a visão de seus rostos ou cujas imagens na tela são muito pequenas.

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Confira a seguir mais detalhes sobre o destaque que os brothers e sister tiveram na telinha da Globo:

Top 5

Aline, Amanda, Bruna, Larissa e Ricardo Alface passaram pela “semana bomba” de eliminação e alcançaram os últimos dias da edição, que terá a sua grande final na próxima terça-feira, dia 25 de abril. Veja a seguir o desempenho e conquistas do Top 5 ao longo do programa:

Bruna Griphao, líder por quatro vezes, e Amanda, emparedada em quatro ocasiões, foram as que mais apareceram na frente das câmeras entre os cinco finalistas, com 3h29min e 3h7min, respectivamente. Ao passo que Aline Wirley foi a que menos teve destaque, entre o quinteto, nos VTs da Rede Globo, com 2h29min.

Camarote X Pipoca

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Quando o assunto é o grupo de seleção dos participantes, o levantamento mostra praticamente um empate nos destaques por dia. O Camarote, composto por celebridades, teve 43 dias onde um de seus integrantes foi o mais exibido na TV, enquanto o grupo Pipoca, formado por anônimos, registrou 40 dias com um dos competidores em maior visibilidade.

O apresentador Tadeu Schmidt e os humoristas Dani Calabresa e Paulo Vieira foram os que mais apareceram na telinha em sete oportunidades.

Entre todos os participantes do BBB 23, Bruna Griphao foi a que teve maior destaque no total de dias no reality show. Ao longo da temporada, a atriz foi a mais exibida em 10 programas. Sarah Aline, Fred Nicácio e Domitila Barros estão na segunda posição, cada um com 8 dias como o maior tempo de tela entre os jogadores.

Uma curiosidade é em relação a Key Alves, que apesar de ter sido eliminada no meio da temporada, no 51º dia, foi a participante mais em foco em seis episódios do game. O seu relacionamento com o mato-grossense Gustavo e diversas situações de conflito com outros brothers lhe renderam bons minutos a mais de evidência nos VTs da Globo.

Para além dos “vtzeiros”, os dados apontam que os participantes que mais se envolveram com o game, como conquistando a liderança da semana, sendo indicado ao paredão ou colocado no monstro foram aqueles que mais tiveram visibilidade no reality.

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Esta edição do Big Brother Brasil foi repleta de acontecimentos significativos, incluindo um incidente de preconceito contra enfermeiros, acusações de racismo religioso, bem como possíveis casos de assédio moral e sexual envolvendo os participantes. Tais eventos tiveram um impacto notável na visibilidade dos jogadores durante os primeiros 90 dias do programa.

No comando

Tadeu Schmidt é o integrante do time BBB que mais aparece na frente das câmeras, o que já era esperado – o jornalista apresenta a atração global desde 2022. Além dele, outras duas figuras principais do programa, os humoristas Dani Calabresa e Paulo Vieira, tiveram bastante evidência diante das lentes nos dias que seus quadros são exibidos na Globo.

Metodologia

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Este projeto foi desenvolvido na linguagem Python, com uso de diversas bibliotecas (pacotes de códigos), como a OpenCV para processar os VTs do programa e encontrar os rostos e a Face Recognition para realizar o reconhecimento das faces dos participantes. Mas como isso é feito? Primeiro, foi necessário treinar o modelo CNN, de rede neural, que identifica as características faciais de cada pessoa, carregando diversas imagens do rosto de cada um dos competidores.

O modelo é capaz de identificar 128 pontos característicos na face de cada pessoa e, com base nesses dados, é possível medir o quão próxima é a aparência do rosto de uma nova pessoa em relação às características já registradas. Assim, foi possível calcular cada frame de vídeo em que o rosto aparece e, no fim, ter o tempo de tela total por participante para cada programa exibido na TV.

Nos nossos testes, identificamos uma margem de erro média de 0.30% para os falsos positivos, ou seja, quando o modelo identificou uma pessoa e na verdade era o rosto de outra. Com isso, optamos por subtrair o tempo de cada participante em 0.30% do tempo total do vídeo/episódio, para reduzir as chances de eventuais erros.

Vale ressaltar que, como todo modelo de inteligência artificial, há sempre limitações. A tecnologia empregada neste projeto só é capaz de identificar os rostos visíveis na tela, não sendo possível o reconhecimento do participante que esteja de costas, com objetos à frente da face ou mesmo com o rosto pequeno na tela. Em ambientes muito escuros, como em festas, também percebemos uma dificuldade maior da ferramenta em identificar as faces.