:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/SZP4ZPWLFRO2ZOXNRTUTD6JDR4.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/k-aNcAHMf-Aa54x0yg0nomQL4RY=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/SZP4ZPWLFRO2ZOXNRTUTD6JDR4.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/9bkCyb8xFs1HxQupLMBZzMa3r3M=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/SZP4ZPWLFRO2ZOXNRTUTD6JDR4.jpg 1322w)
Um dos exemplos é o Nintendo Switch, um equipamento para jogos de videogames que possui opções voltadas para o público mais velho como:
- Jogos de memória, que ajudam na cognição e memória.
- Jogos de lógica, ideais para melhorar o raciocínio lógico e funcionam como "exercícios" para ao cérebro.
- Jogos físicos, que estimulam a prática de exercícios físicos ou esportes.
- Jogos de observação, melhoram a capacidade de concentração e ajudam a visão.
Outros exemplos que merecem destaque são os assistentes virtuais. Quem possui smartphone da Apple já se acostumou com a Siri, que ajuda a encontrar lugares, fala sobre o tempo e até responde a perguntas de forma bem-humorada. A Amazon possui a Alexa que ajuda a gerenciar eletrodomésticos, a proteger as casas de invasores e, recentemente, auxilia pacientes hospitalizados nos Estados Unidos.
Veja que a tecnologia é, por natureza, uma ajudadora do ser humano em todas as idades. A questão é saber utilizá-la da melhor forma possível, sem perder a noção de humanidade e nem da importância do relacionamento interpessoal.
Aproveite estas ideias para jogar videogames com seus netos e familiares e a aprender novas e oportunas coisas que a tecnologia pode proporcionar. Viva mais e melhor.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Emais
Veja mais em emais