O ugandense Jacob Kiplimo, que foi segundo lugar na São Silvestre de 2019, perdendo o título a poucos metros da linha da chegada, quebrou o recorde mundial da Meia Maratona neste domingo, 16 de fevereiro. Ele venceu a eDreams Mitja Marató Barcelona by Brooks com o tempo de 56 minutos e 41 segundos, a marca ainda precisa ser ratificada. O recorde anterior era de etíope Yomif Kejelcha - 57 minutos e 30 segundos, marca estabelecida em outubro do ano passado.

Assim, Kiplimo, 24 anos, se tornou o primeiro homem a quebrar a barreira dos 57 minutos nessa distância: 21km. Nessa prova, ele passou pelos 15km também com sua melhor marca e a do mundo também: 39:47! O clima estava favorável, fez 13ºC em Barcelona (Espanha) e sem vento.
"Foi a corrida perfeita", disse Kiplimo à assessoria de imprensa da World Athletics. "Temperatura ideal, sem vento, circuito fantástico - tudo correu melhor do que o esperado. Estava cheio de energia e decidi injetar um ritmo mais rápido a partir do terceiro quilômetro, mas nunca imaginei passar da barreira dos 57 minutos, isso é surpreendente!, completou.
Apesar de não ter anunciado que tentaria quebrar o recorde mundial nessa corrida, suas boas marcas indicavam que isso seria possível. Durante o Congresso Técnico realizado no sábado, 15 de fevereiro, foi acordado que o queniano Edwin Kimosong estabeleceria um ritmo de 2:45/km para os primeiros quilómetros, mas esse ritmo final de 58 minutos revelou-se demasiado fácil para Kiplimo, já que o ugandense, ansioso por recuperar o recorde mundial que estabeleceu em Lisboa em 2021 (53:21), assumiu o comando total da corrida cerca de oito minutos após o início do evento.
A próxima prova dele será a Maratona de Londres, em 27 de abril, e ele deve surpreender novamente.