À primeira vista pode parecer um match impossível, mas o futebol americano deu liga com a corrida de rua. No último domingo, 8 de setembro, a NFL Run, corrida oficial da National Football League, foi um sucesso absoluto no Parque Villa-Lobos, na zona oeste paulistana. Segundo a Ponto Org, empresa que organizou a prova, 7.268 pessoas se inscreveram, ou na corrida de 5km ou na caminhada de 2km, e cada uma delas pôde escolher uma das 32 opções de camisas, de todos os times da liga de futebol americano.
No mesmo dia ocorreram pelo menos mais duas corridas de rua na capital paulista, mas nenhuma delas com tanta gente como a da NFL. A também temática Sportv Run, na região do Ibirapuera, e a etapa Cidade Jardim do circuito da Track & Field, em frente à esse shopping. Na véspera, rolou o tradicional Troféu da Independência, com 2.500 pessoas.
Para evitar tumultos, foram realizadas baterias a cada dez minutos. Os horários foram escolhidos pelos participantes no ato da inscrição. A primeira bateria largou às 7h30, com a categoria elite. No masculino, venceu um torcedor do Dallas Cowboy - Rafael de Freitas, que não parava de beijar o escudo do time após cruzar a linha de chegada: "Finalmente alguém com essa medalha na camisa vai subir no degrau mais alto do pódio." O Dallas Cowboy enfrenta um jejum de vitórias há 30 anos na liga. Freitas cruzou a linha de chegada aos 18 minutos e 22 segundos. Quatro segundos depois chegou Jackson Kestring, seguido por Leonardo Couto, Caio Farias e João Franco. Ou seja, chegaram praticamente juntos. Caio Farias (foto abaixo), que chegou em quarto, tem 20 anos. Começou a correr por acaso, em dezembro do ano passado. "Moro no Tucuruvi, e resolvi a começar a correr, e desde então tenho subido ao pódio direto. Acho que chegou a hora de procurar um treinador para começar a correr mais sério", contou. Os cinco primeiros do masculino e do feminino da categoria elite receberam troféus das mãos de Luís Martinez, general manager da NFL no Brasil.
A última largada da corrida foi às 9h50; e às 10 horas começou a caminhada, encerrando o evento, que reuniu famílias, pets e muitos fãs de futebol americano. A corrida contou com uma cenografia especial, inspirada no campo de futebol americano e com vários painéis instagramáveis, e foi fiscalizada por quatro árbitros da Federação Paulista de Atletismo, que elogiaram o trajeto amplo e as largadas em baterias. Aliás, no percurso havia dois postos de hidratação, com água gelada, e um tapete de cronometragem no meio do trajeto, para evitar fraudes. Tomara que este evento tenha mais edições, pelo sorriso de Martinez é bem provável que tanto os jogos da NFL como a corrida se repitam em solo brasileiro.
Os resultados da corrida já podem ser conferidos no site Go Running: https://resultados.runking.com.br/ponto-org/nfl-run-2024
PÓDIO NFL RUN
Feminino
1ª Joice Giacon - 23:26
2ª Mariana Domingues Soares - 24:13
3ª Maria Luiza Valenca - 24:17
4ª Tassia Donadon - 25:36
5ª Raquel Araújo - 25:51
Masculino
1º Rafael de Freitas - 18:22
2º Jackson Kestring - 18:26
3º Leonardo Couto - 18:30
4º Caio Farias - 18:32
5º João Franco - 18:34
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.