Dorival convoca Murillo, ex-Corinthians, e deixa Endrick fora da seleção; veja lista

Treinador divulga relação de jogadores para jogos das Eliminatórias contra Venezuela e Uruguai

PUBLICIDADE

Foto do author Rodrigo Sampaio
Atualização:

Dorival Júnior divulgou nesta sexta-feira, 1º de novembro, a lista de convocados da seleção brasileira para as partidas contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Em coletiva de imprensa na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio, o treinador chamou o zagueiro Murillo, ex-Corinthians e atualmente no Nottingham Forest, da Inglaterra, e deixa Endrick, do Real Madrid, fora da relação.

PUBLICIDADE

Endrick esteve presente nas últimas convocações da seleção brasileira, mas teve poucos minutos em campo. O jogador de 17 anos foi preterido por Igor Jesus, do Botafogo, que fez boas exibições como titular, marcando contra o Chile e dando uma assistência contra o Peru. A joia revelada nas categorias de base do Palmeiras completou um mês sem sair do banco de reservas do Real Madrid, sendo tratado como “invisível” pela imprensa espanhola.

“Nós temos várias decisões tomadas, que às vezes são levadas até momentos antes de vocês receberem a lista final. Nós temos uma situação que tem que ser muito definida. Jogadores estão atuando ou não? Um peso maior para aqueles que estejam, porque você não tem tempo para reposição de um período perdido. São detalhes importantes e decisivos”, iniciou Dorival.

“O Endrick foi um jogador fundamental em alguns jogos para todos nós. Ele tá, hoje, num momento de transição, vivendo na maior equipe do futebol, hoje, um processo natural. Uma chegada, adaptação. Tudo isso demanda um pouco de tempo. As portas não estão fechadas ao Endrick, ao contrário. Ele sabe disso. Ele sabe que eu tenho confiança nele. E tudo é questão de ele se recolocar dentro do seu clube, com calma e com paciência para que ele brigue novamente pelo seu espaço”, concluiu.

Publicidade

Novidade na lista, Murillo vive boa fase desde que desembarcou na Inglaterra e desperta o interesse de grandes clubes, como PSG, Barcelona, Arsenal, Chelsea, Liverpool e Newcastle. O defensor de 22 anos foi comprado por cerca de 15 milhões de libras (R$ 95,79 milhões, na cotação atual) junto ao Corinthians em agosto de 2023. Ele surge na relação dos convocados como uma opção à Bremer, da Juventus, que está lesionado.

Dorival Júnior divulgou convocados para duelos com Venezuela e Uruguai nesta sexta-feira.  Foto: Rafael Ribeiro/ CBF

Estêvão, joia do Palmeiras de apenas 17 anos, retorna à seleção. Artilheiro do Brasileirão, com 11 gols, ele havia ficado fora da última convocação por lesão. O jovem vai disputar posição com Savinho, do Manchester City, e Luiz Henrique, do Botafogo. O atacante alvinegro foi destaque na última Data Fifa, com dois gols, e larga na frente na briga por vaga entre os titulares.

Quem também volta ao time brasileiro é Vini Jr, que precisou ser cortado na última convocação por causa de uma lesão cervical. Dorival comentou a perda da Bola de Ouro pelo atacante do Real Madrid, o que considerou ser uma situação “injusta”.

“É uma premiação individual. Se teve um atleta decisivo, agudo, letal, que o talento foi mostrado para o mundo todo, acredito que tenha sido ele, na temporada. Nada contra quem ganhou o prêmio, (Rodri) é um grande atleta do futebol mundial e espanhol, se destacou muito. Mas o Vinícius pelo trabalho que fez merecia um reconhecimento diferente. Talvez o maior prêmio que o Vinicius tenha ganho foi o reconhecimento e respeito do seu povo. A grande maioria do povo brasileiro percebeu a injustiça”, afirmou o técnico.

Publicidade

Neymar, que recentemente voltou aos gramados após grave lesão, continua fora da lista de Dorival. A CBF entrou em contato com o atleta de 32 anos e decidiu deixá-lo fora da lista até ele adquirir o ritmo de jogo ideal. O camisa 10 do Al-Hilal, da Arábia Saudita, ficou mais de um ano longe do futebol após romper o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo.

Os convocados começam a se apresentar no dia 11, em Belém, no Pará, onde Dorival vai comandar sessões de treino no Mangueirão. O Brasil enfrenta a Venezuela dia 14, em Maturín, e joga contra o Uruguai, em Salvador, dia 19. As partidas, válidas pela 11ª e 12ª rodadas das Eliminatórias, são as últimas do time brasileiro no calendário da Fifa em 2024. Flávio Horta Jr, presidente do Volta Redonda, será o chefe de delegação.

As vitórias sobre Chile (2 a 1) e Peru (4 a 0), as duas piores seleções nas Eliminatórias, deram sobrevida ao trabalho de Dorival Júnior e fizeram o Brasil reagir na tabela de classificação. O Brasil ocupa o quaro lugar, com os mesmos 16 pontos do Uruguai, em terceiro, mas à frente no saldo de gols (7 a 6). Já a Venezuela é apenas a oitava colocada, com 11. A Argentina, atual campeã Mundial e da Copa América, lidera de maneira isolada, com 22.

Veja a lista de jogadores convocados da seleção brasileira

  • Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
  • Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Murillo (Nottingham Forest)
  • Meias: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)
  • Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr. (Real Madrid).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.