Itália exorciza fantasma, Dinamarca garante vaga na Eurocopa e Polônia se complica

Seleção italiana fará duelo decisivo com a Ucrânia na segunda-feira; equipe de Lewandowski terá de torcer por combinação de resultados para ir à repescagem

Publicidade

PUBLICIDADE

Por Redação
Atualização:
5 min de leitura

A seleção italiana conquistou uma importante vitória nesta sexta-feira para lutar pela classificação para a Eurocopa de 2024. Com um placar de 5 a 2, derrotou a Macedônia do Norte, algoz na disputa por uma vaga na última Copa do Mundo. A Dinamarca foi mais uma seleção a se classificar para o torneio continental. Já a Polônia se complicou ao empatar com a República Checa e esgotou suas chances de classificação direta. Agora, o time de Robert Lewandowski terá de torcer por uma combinação de resultado para ir à repescagem. Veja a lista completa de seleções classificadas aqui.

A Itália superou mais um pênalti perdido por Jorginho, nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico de Roma. A seleção italiana, após abrir 3 a 0 e, em um momento de oscilação permitiu que os adversários diminuíssem para 3 a 2. Os gols dos vencedores foram marcados por Chiesa, duas vezes, Darmian, Raspadori e El-Shaarawy, enquanto Atanasov fez os dois dos macedônios.

Agora, a equipe comandada por Luciano Spalletti tem 13 pontos, na vice-liderança do Grupo C, no qual a Inglaterra já está classificada, com 19 pontos. A terceira colocada, também com 13, é a Ucrânia, justamente a adversária dos italianos na rodada final, segunda-feira, às 16h45. Um empate basta para assegurar a vaga da Azzurra, superior aos ucranianos no saldo de gols. Caso perca, ainda pode buscar a classificação na repescagem, pois tem lugar garantido na disputa por ter terminado em primeiro lugar no seu grupo da Liga das Nações da Uefa, conforme determina o complexo regulamentos da Eliminatórias da Euro.

A Itália viveu diferentes tipos de emoções no primeiro tempo, mas, de forma geral, fez um primeiro tempo dominante, liderada pelas ações ofensivas do atacante Chiesa, e mal foi incomodada pelos macedônios. O primeiro gol saiu de uma jogada ensaiada de escanteio, concluída com um cruzamento preciso de Raspadori para Darmian, que apareceu desmarcado dentro da pequena área para vencer o goleiro Dimitrievski e colocar na rede, aos 16 minutos.

Federico Chiesa, ao lado de Jorginho, comemora um de seus gols sobre a Macedônia do Norte. Foto: Filippo Monteforte/ AFP

Pouco depois, os italianos reviveram uma cena dolorosa já vista em outros momentos decisivos para a seleção: Jorginho na marca da cal desperdiçando um pênalti. Desta vez, ele tentou ludibriar Dimitrievski com um pulo antes da cobrança, mas bateu muito mal e facilitou a defesa para o adversário, que agarrou sem maiores esforços.

Em 2021, o brasileiro naturalizado italiano perdeu dois pênaltis em jogos diferentes contra a Suíça durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, um deles no empate por 1 a 1 da penúltima rodada, resultado que fez as duas seleções chegarem empatadas à rodada final. A Itália acabou em segundo lugar do grupo e foi para a repescagem, na qual foi eliminada justamente para a Macedônia do Norte. Jorginho também perdeu um pênalti na final da Eurocopa, em 2021, mas os italianos foram campeões mesmo assim.

Continua após a publicidade

Apesar do histórico, Luciano Spalletti já havia dito, em coletiva de imprensa, que, se houvesse um pênalti no jogo desta sexta, o meio-campista seria o batedor. Mal houve tempo para lamentar a consequência da confiança inabalável do treinador em Jorginho, pois Chiesa entrou em ação minutos depois e, depois de receber um passe de calcanhar de Barella, mandou a bomba para o gol. Nos acréscimos, o mesmo Chiesa caprichou ainda mais e acertou um lindíssimo chute da ponta da grande área para marcar o terceiro gol.

O segundo tempo colocou medo no ressabiado torcedor italiano, pois Atanasov marcou duas vezes para a Macedônia do Norte, que insinuou mais de uma vez ser capaz de buscar o empate. O drama cresceu com o passar do tempo, mas acabou perto final da partida, quando Raspadori marcou o quarto para a Itália e afastou o risco de complicar a situação da seleção na tabela das Eliminatórias. Ainda houve tempo de El-Shaarawy marcar o quinto.

Inglaterra ganha de Malta por placar magro

No outro jogo do grupo, a já classificada Inglaterra contou com um gol contra de Pepe e uma bola colocada na rede por Harry Kane para vencer Malta por 2 a 0. Na última rodada, segunda-feira, os ingleses fazem mais um jogo para cumprir tabela, desta vez contra a Macedônia do Norte, quarta colocada, com sete pontos. Os malteses não somaram um ponto sequer e se despedem zerados, pois não jogam na rodada final.

República Checa fica perto de classificação, Polônia se complica e Dinamarca garante vaga

Pelo Grupo E, a Polônia (11 pontos) encerrou sua participação nas Eliminatórias sem conseguir a classificação direta, ao empatar por 1 a 1 com a República Checa (12), que vai decidir a segunda vaga da chave com a Moldávia (10) em casa. Aos checos basta a igualdade.

Para a seleção polonesa ir à repescagem, precisa torcer por uma combinação de resultados não muito complicada. Basta que uma das seguintes seleções se classifique diretamente para a Eurocopa: Croácia, Itália, Holanda ou Suíça.

Continua após a publicidade

Robert Lewandowski terá missão complicada para levar Polônia para a Euro na Alemanha. Foto: Janek Skarzynski/ AFP

A Albânia, líder do grupo, já garantiu a vaga na Eurocopa. Outro time garantido é a Dinamarca, que venceu a Eslovênia por 2 a 1 em duelo direto e se isolou com 22 pontos na liderança do Grupo H. Em segundo lugar, com 19 pontos, os eslovenos decidem a outra vaga na segunda, em duelo com o Casaquistão, terceiro, com 18.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.