Roberto Firmino é mais um brasileiro que não disputará o Campeonato Saudita após ter sido excluído do elenco do torneio pelo Al-Ahli. A ausência agora confirmada do atacante ex-Liverpool e seleção brasileira em grande parte dos jogos do clube movimentou as redes sociais: torcedores de diversos times da Série A começaram a pedir por sua contratação, “inspirados” pelo retorno de Neymar ao Santos, que teve trâmite parecido.
No caso do antigo jogador do Al-Hilal, foi o técnico Jorge Jesus que adiantou, pouco antes da confirmação de inscrições, que ele não faria parte da equipe pelo histórico de contusões, o que motivou a rescisão de contrato. Já o motivo que levou a exclusão de Firmino foi o limite de dez estrangeiros na liga. Recentemente, o Al-Ahli investiu mais de R$ 300 milhões na contratação do compatriota Galeno, que o ‘substituiu’ na relação oficial.

Isso não quer dizer que o atacante revelado no Figueirense estaria fora de todos os jogos do Al-Ahli, já que ele ainda poderia disputar partidas da Liga dos Campeões Asiática e da Copa Intercontinental. No entanto, como seriam poucas oportunidades, torcedores de times do Campeonato Brasileiro sonham com uma possível saída e o retorno ao País aos 33 anos e ainda em boa forma, já que tinha números satisfatórios na Arábia Saudita.
A grande dúvida seria se o próprio Firmino aceitaria abrir mão do contrato de 22 milhões de euros anuais (cerca de R$ 132 milhões em conversão direta) para voltar ao Brasil. A aposta é que os minutos em campo prevaleçam sobre seu altíssimo salário.
Torcedores do Palmeiras veem reforço como ‘obrigação’, mas outros clubes podem entrar no páreo
Os torcedores mais entusiasmados com uma contratação são os do Palmeiras. No X, antigo Twitter, alguns falaram que o clube tem a “obrigação” de ir atrás do jogador, visto que o alviverde vive uma “crise” de atacantes e busca um centroavante desde a abertura da janela.
O maior rival do Palmeiras, Corinthians, não fica de fora dos apelos da torcida. Mesmo com Depay e Yuri Alberto em boa fase, os adeptos não parecem que ficariam tristes com uma chegada de “Bobby”.
Torcedores do Fluminense também apoiam uma potencial contratação. O pai de Firmino, José Roberto Cordeiro de Oliveira, falecido em 2023, era tricolor. “O papa Firmino ficaria muito feliz lá do céu”, escreveu um internauta, compartilhando uma foto do atacante ao lado do pai vestindo uma camisa do clube.
Ainda no Rio de Janeiro, o Botafogo poderia ser outro potencial destino. Em 2024, John Textor buscou dois reforços no Campeonato Saudita - Allan e Igor Jesus, ou seja, já tem olhos para a liga. Caso o atacante rescinda, os torcedores já aprovam uma negociação.
Por fim, entre toda a movimentação nas redes sociais, um torcedor do Atlético-MG o colocou como um potencial substituto de Hulk, que tem 38 anos e completará 39 em 2025. Caso o ídolo decida se aposentar, Firmino é visto como a reposição ideal.