PUBLICIDADE

Gol contra da Rússia na reta final classifica Croácia para a Copa do Mundo

Equipes se enfrentaram pelo último jogo do Grupo H e com a derrota a seleção russa disputará a respescagem por uma vaga em Catar 2022

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

Vice-campeã da Copa da Rússia em 2018, a Croácia estará em mais uma edição da Copa do Mundo. A vaga para a disputa de 2022, no Catar, foi garantida neste domingo, com uma vitória por 1 a 0 sobre a seleção russa, graças a um gol contra marcado pelo lateral Kudryashov aos 36 minutos do segundo tempo, em Split, na rodada final da fase de grupos das Eliminatórias Europeias.

O triunfo, conquistado debaixo de uma forte chuva, deixou os croatas com 23 pontos, na liderança do Grupo H, ultrapassando a própria e Rússia e garantindo a vaga direta no principal torneio do futebol mundial. Já os russos caíram para o segundo lugar, com 22 pontos, e terão que jogar a repescagem para tentar buscar a vaga.

Seleção da Croácia vence com gol no fim, se classifica para a Copa e joga a Rússia para a repescagem. Foto: EFE/EPA/STR

PUBLICIDADE

Com a classificação, a Croácia vai participar de sua sexta Copa do Mundo. Separado da Iugoslávia em 1991, o país disputou o torneio pela primeira vez em 1998, quando terminou em terceiro lugar. Desde então, ficou de fora apenas da edição de 2010. 

Após não passar da fase de grupos em 2002, 2006 e 2014, chegou à final em 2018, perdeu para a França e foi vice-campeã. No mesmo ano, Luka Modric, grande destaque do time, foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, superando Cristiano Ronaldo e Messi.

Além da seleção croata, Brasil, Alemanha, Dinamarca, França e Bélgica conseguiram a pontuação necessária nas Eliminatórias e estão garantidas na Copa do ano que vem. O Catar, anfitrião do evento, não precisa disputar a classificação e já tem vaga assegurada desde que foi escolhido como sede.