A La Liga, que organiza o Campeonato Espanhol, fechou um acordo com a EA Sports, criador do famoso jogo FIFA, para ser sua patrocinadora máster. A liga vai deixar de ser patrocinada pelo Banco Santander para a temporada que se inicia no ano que vem e vendeu seus naming rights para a empresa de games. O novo acordo valerá para a partir de 2023/2024 em contrato válido por seis temporadas, ao valor de 30 milhões de euros por ano (cerca de R$ 160 milhões).
A negociação é bem mais lucrativa para a La Liga e era um desejo do presidente Javier Tebas. O Campeonato Espanhol recebia do Banco Santander 17 milhões de euros (R$ 90 milhões) anuais no contrato entre as partes válido por sete temporadas.
O acordo com a EA Sports, claro, também prevê atingir um público jovem. A La Liga queria um patrocinador principal que fosse uma empresa do setor tecnológico e a empresa se encaixou em todos os requisitos buscados. O objetivo é investir na área digital e revolucionar a forma de interagir com os torcedores e a forma de consumir conteúdos.
Os dois parceiros querem criar uma sinergia entre mundo virtual dos games com o real. Com o acordo, a La Liga também deverá passar por mudanças nos seus elementos visuais, como logotipos, gráficos e fontes. "Vai ser uma revolução, algo que nunca tínhamos visto", disseram fontes próximas ao acordo para o jornal Marca.
"A EA SPORTS representa a vanguarda das experiências interativas do futebol, enquanto a LaLiga é a ponta de lança de competições de futebol no mundo, com experiências incomparáveis para os fãs tanto no campo, na transmissão quanto na esfera digital", diz Javier Tebas, presidente da LaLiga.
O Real Madrid é o atual campeão espanhol e novamente é um dos favoritos para a próxima temporada, ao lado de Barcelona e Atlético de Madrid. O Campeonato Espanhol dará seu pontapé inicial no dia 12 de agosto. O encerramento está previsto para 4 de junho de 2023. Todos os jogos do Espanhol terão transmissão da ESPN, na TV fechada, e do Star+, no pay per view.
"A mudança de um banco tradicional para uma empresa de videogames, com alto impacto junto ao público jovem, diz muita coisa sobre objetivos e desenvolvimento de negócios para as duas marcas. As sinergias entre uma das principais competições do planeta e o game de futebol mais jogado no mundo já existem, mas certamente vão atingir níveis inéditos com essa parceria, que tem tudo para ser uma referência na indústria", explica Armênio Neto, especialista em negócios do esporte e já intermediou acordos de patrocínios entre entidades esportivas e clubes.