Apesar de ter animado os torcedores brasileiros — sobretudo os santistas —, a atuação de Neymar em suas primeiras partidas pelo Santos no retorno ao País tem gerado opiniões controversas. Entre elas a de que o jogador, que acabou de sair de uma lesão no joelho esquerdo que o deixou parado por um ano, ainda não deveria estar em campo.
É este o ponto de vista de Paulo Calçade, comentarista esportivo do canal ESPN. Depois da derrota do clube da baixada santista no clássico contra o Corinthians, o jornalista pontuou que o craque deveria estar apenas se preparando para jogar. Neymar, que começou como titular, foi substituído perto da metade do segundo tempo da partida.
Leia também
“Olhando para o Neymar, está claro que ele não deveria estar jogando, e sim se preparando para jogar”, disse Calçade. “Nitidamente ele está fora de forma. Se ele joga todas as partidas do Santos, ele não trabalha durante a semana como precisa. Não dá para exigir um super treino e ainda colocá-lo para jogar”.
Para ele, no entanto, mesmo em condições desfavoráveis, o ex-atleta do Al-Hilal não veio ao Brasil para ficar apenas no centro de treinamento santista e, por isso, o Santos precisa exibi-lo em partidas. A atitude, porém, impacta o treino do jogador.
“É um treino que você não sobe muito a intensidade para ele estar preparado para o jogo. Então, se torna mais uma recuperação do que um treino”, finalizou Calçade.
Desde que voltou ao futebol brasileiro, Neymar atuou em três partidas pelo Santos. Em sua estreia, contra o Botafogo-SP, entrou apenas no segundo tempo. O jogo terminou empatado. Nos dois confrontos seguintes, contra Novorizontino e Corinthians, o atleta começou como titular. Em nenhuma das vezes chegou a uma vitória: contra o time do interior, saiu da disputa com um empate sem gols; já contra a equipe da capital, teve uma derrota.