Neymar joga hoje? Veja planos do Santos para a estreia contra o Botafogo-SP

Apresentado nesta sexta-feira na Vila Belmiro, camisa 10 treinou com o elenco nesta semana e pode entrar em campo pelo Paulistão

PUBLICIDADE

Foto do author Murillo César Alves
Atualização:

Principal contratação do Santos nesta temporada, Neymar vive a expectativa de sua reestreia no time alvinegro, após 12 anos atuando no exterior. Nesta quarta-feira, 5, o clube enfrenta o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, a partir das 21h35 (de Brasília), pela sétima rodada do Campeonato Paulista. A data, que marcará a reestreia de Neymar – que foi inscrito no Paulistão nesta terça –, é justamente o aniversário de 33 anos do atacante.

Neymar treinou com o elenco nos últimos dois dias, em preparação para o duelo com o Botafogo-SP. Apresentado na última sexta-feira, esperava-se que estivesse nas tribunas do estádio contra o São Paulo, mas ele acompanhou o duelo de sua casa, em Mangaratiba, no Rio. O atacante ainda não se mudou para Santos, e viaja de helicóptero para os treinamentos no CT Rei Pelé com o elenco santista.

A tendência é de que Neymar comece a partida contra o Botafogo-SP no banco de reservas. Em 2024, o atacante se recuperou de lesão enquanto defendia o Al-Hilal, mas disputou apenas duas partidas na Arábia Saudita. Jorge Jesus, técnico do clube árabe, optou por não inscrevê-lo para a disputa do Campeonato Saudita e da Copa do Rei Saudita – por causa do limite de estrangeiros na competição. A decisão fez com que Neymar e seu estafe optassem pela rescisão contratual junto ao Al-Hilal e, consequentemente, o retorno ao Santos.

Neymar foi apresentado na última semana na Vila Belmiro. Foto: Werther Santana/Estadão

PUBLICIDADE

Em Santos, ao lado de Marcelo Teixeira, presidente do clube, ele assinou um contrato de cinco meses, com possibilidade de renovação até a Copa do Mundo de 2026. A competição, inclusive, foi um dos motivos que fizeram com que Neymar decidisse retornar ao País.

O clube alvinegro prega cautela pelo tempo que Neymar esteve fora dos gramados. Somando as duas partidas que disputou em 2024, na Champions League Asiática, ele teve 42 minutos em campo – sem contabilizar os acréscimos. Do outro lado, impulsionado pela euforia da apresentação à torcida na Vila Belmiro, Neymar garante que, se estivesse inscrito, disputaria o clássico com o São Paulo neste sábado.

Em sua segunda passagem pelo Santos, Neymar utilizará a camisa 10. Foto: Werther Santana/Estadão

“Não dá tempo para eu jogar. Falei para me inscreverem rápido. Trinta minutinhos eu garantia. Fisicamente, estou bem melhor. Não estou 100% ainda. Preciso de minutos, de jogos, e não é só com treino que vou estar bem fisicamente. Isso vou ganhar com o tempo”, afirmou o jogador, em entrevista coletiva nesta sexta-feira. “Estava me sentindo bem nos treinos no Al-Hilal. Só não vou jogar amanhã porque não estou inscrito.”

Em seu retorno à Vila Belmiro, Neymar recebeu a camisa 10 das mãos do presidente Marcelo Teixeira. O mandatário alvinegro manteve conversas com o atacante e seu pai desde o último ano, visando um retorno ao Brasil. “Tivemos um certo ‘namoro’ em dezembro. Apresentamos projetos e mostramos o que pretendíamos fazer. Sempre que conversávamos, o Neymar pai dizia: ‘Agora, sua paciência está quase no momento certo’. Isso foi criando uma expectativa grande. Queríamos antecipar essa volta e conseguimos”, explicou.

Explosão de seguidores

Antes mesmo de entrar em campo, o impacto de Neymar na chegada ao Santos já se faz presente nas redes sociais e no engajamento dos torcedores alvinegros. Desde janeiro, o clube somou mais de 5,5 milhões de seguidores nas redes sociais (Instagram, TikTok, X, YouTube e Facebook), e superou números do Flamengo em 2024 – em apenas 35 dias de contagem. Além disso, observou um “boom” no número de sócios – mais de 20 mil em poucos dias.

Publicidade

Esse é o maior crescimento do clube na história. Com esse aumento, o Santos se aproximou de Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo no ranking de seguidores, respectivamente – está a menos de 4 milhões para chegar à terceira colocação na lista. Só em janeiro, segundo dados do Ibope Repucom, o Santos foi responsável por cerca de 50% de crescimento de seguidores de todos os clubes brasileiros.

Além disso, superou, em 35 dias, os números do Flamengo de 2024, ano em que o clube conquistou a Copa do Brasil. Na ocasião, o time rubro-negro alcançou a marca de 4,2 milhões e liderou o ranking. Neymar também foi responsável pelo último boom do Santos em seguidores. Em 2023, em visita à Vila Belmiro, o clube registrou um aumento de 903 mil em suas contas nas redes sociais.