Neymar traz três patrocínios, atrai reforços e turbina finanças do Santos

Clube reajusta contratos com patrocinadores e aumenta suas receitas graças ao camisa 10, cuja imagem é explorada de diferentes maneiras

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Foto do author Ricardo Magatti
Atualização:

Em poucos dias no Brasil, Neymar ainda não fez muitos nos gramados. Mas, fora deles, seu retorno provocou significativas mudanças na rotina do Santos. Ele trouxe três patrocinadores, atraiu reforços que escolheram o time da Baixada porque querem jogar com o astro e turbinou as finanças da agremiação, que aumentou em muito as cotas de patrocínio por causa do camisa 10.

Viva Sorte, Havan e Loovi assinaram contrato de patrocínio com o Santos e passaram a expor suas marcas no uniforme santista desde quarta-feira da semana passada, dia em que o atacante estreou no empate em 1 a 1 com o Botafogo de Ribeirão Preto.

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A Viva Sorte estampa as costas da camisa e também tem um acordo pessoal com Neymar, que virou embaixador da empresa de capitalização. A companhia participou ativamente do retorno do jogador e investirá R$ 40 milhões no total. São R$ 20 milhões para o Santos e mais R$ 20 milhões para as empresas de Neymar, que também tem direito a um porcentagem do patrocínio. Seu contrato particular com a Viva Sorte é de um ano.

A seguradora Loovi está nos números das camisas dos jogadores da equipe profissional masculina, feminina e categorias de base. A Havan, rede varejista cujo proprietário é o controverso empresário Luciano Hang, aparece na barra frontal da camisa e paga 50% a mais do que pagava o banco AqBank, segundo apurou a reportagem. Esse aumento só foi possível, é claro, por causa de Neymar, como enfatizou Marcelo Teixeira em entrevista recente ao Estadão.

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Neymar atrai patrocinadores e jogadores ao Santos Foto: Alex Silva/Estadão

Ele revelou que o regresso de Neymar elevou expressivamente a receita do clube a ponto de ser possível vender uma das propriedades na camisa por um valor 12 vezes maior. “Uma pequena propriedade na camisa, que nós estávamos vendendo por R$ 500 mil para essa temporada de 2025, nós conseguimos a negociação por R$ 6 milhões. De R$ 500 mil antes, nós fechamos por 1 milhão de dólares”, disse Teixeira, sem detalhar a que espaço do uniforme santista que teve valorização de 1200% ele se refere.

“A audiência e atenção que a Neymar traz ao Santos é exponencial e sem dúvida a propriedade tem agora um valor muito superior do que quando os contratos foram negociados, trazendo inclusive potenciais novos parceiros interessados em ocupar tais espaços”, afirma Ivan Martinho, professor de marketing esportivo na ESPM.

Há em contratos de patrocinadores que já eram parceiros do clube desde antes do acordo com Neymar o gatilho de reajuste nos valores pagos. O departamento de marketing está renegociando os contratos. Existe uma fila de interessados, hoje, em patrocinar o Santos, diz o presidente.

Temos o desejo que temos de manter o prestígio desses que estavam conosco, mas nós temos também propostas como estão acontecendo e esses pretendentes pagam até a multa, estão propondo pagar multas rescisórias para terem as suas marcas estampadas nas propriedades.

Marcelo Teixeira, presidente do Santos

Neymar retornou com a camisa 10 do Santos, que passou a vender cota de patrocínios por valores bem superiores Foto: Alex Silva/Estadão

Neymar atrai interesse e atenção, gera mídia e coloca o Santos entre os clubes mais pesquisados do mundo, pontuam especialistas em marketing. A agremiação está interessada em seu futebol e também no retorno financeiro que traz a “marca Neymar”. A ideia é fazer o fluxo de caixa da equipe girar com esses novos patrocinadores, venda de camisas e produtos licenciados, crescimento expressivo da arrecadação com bilheteria e dinheiro advindo do Sócio Rei, plano de sócio-torcedor santista que registrou 23 mil novos sócios graças ao atacante.

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“Depois de Kaká, que estourou há aproximadamente 20 anos, Neymar é a esperança que o Brasil sempre gostou de ter. É um craque diferenciado, uma estrela em vários níveis, que carrega multidões e dá alegria por meio do esporte”, resume Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young, empresa que realiza o atendimento a sócios-torcedores de Cruzeiro, Vasco, Coritiba e Vitória. Ele ressalta que as redes sociais potencializaram o retorno publicitário que um clube pode ter com um jogador como Neymar.

“No atual cenário, os esforços para maximizar esse potencial são fundamentais para valorizar as marcas que estão perto dele. O Santos, por exemplo, cresceu sua base de sócios em mais de 20 mil, está em vias de dobrar os seguidores no Instagram e está renovando seus patrocínios de uniforme já com alterações significativas nos valores praticados. Isso é prova da força mundial que o atleta traz, com toda a sua bagagem, relevância, seguidores, influência e experiência”, acrescenta.

Explorar ao máximo a imagem de Neymar é fundamental para o Santos conseguir mantê-lo, seja por cinco meses, ou estender o contrato até a Copa do Mundo de 2026. São ações publicitárias e as parcerias comercias que vão bancar a maior parte do salário do atacante de 33 anos.

Ele ganhará um salário fixo mais porcentagem considerável dos direitos atrelados à sua imagem, A engenharia financeira é semelhante ao plano que o clube adotou para manter o atleta por mais tempo, até 2013, antes de rumar ao Barcelona. Todos esses ganhos o tornarão o atleta mais bem pago do País.

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Neymar cercado de crianças antes de Novorizontino x Santos Foto: Pedro Zacchi/Ag. Paulistão

Todos querem jogar com Neymar

Algo incomum nos últimos anos, o Santos virou protagonista no mercado da bola e tem oferecido valores expressivos para jogadores disputados, caso do meia-atacante argentino Benjamin Rollheiser, que o clube comprou do Benfica por 11 milhões de euros (cerca de R$ 65 milhões) após vencer a disputa com o Botafogo. O jogador é esperado nesta semana em Santos para exames médicos e assinatura de contrato.

Além da vultosa proposta, foi crucial para contratar Rollheiser ter Neymar no elenco. O mesmo aconteceu com Zé Rafael, que o Santos só convenceu na quarta tentativa, quando já tinha um acordo com o astro dono da camisa 10.

O elenco não está fechado. Mais jogadores devem vir para completar a reformulação, em curso com as chegadas de nomes importantes como Tiquinho Soares.

Fenômeno do marketing

Fenômeno publicitário, Neymar é um dos atletas com mais parceiros comerciais no mundo. Midiático e exibido em vários países, o retorno do jogador movimentou as empresas parceiras do atleta e elas tiveram de correr para desenhar ativações de marketing. Duas marcas foram ágeis e participaram do desembarque do atacante no interior de São Paulo: o Mercado Livre, por meio do qual o camisa 10 recebeu suas novas chuteiras, e a Puma, fornecedora do calçado, cujo modelo é o Future 8, nas cores preto e rosa.

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Já a Netshoes retomou a parceria na loja oficial do Santos na internet e recomeçou às pressas a operação para lançar a pré-venda de uma camisa comemorativa do retorno do craque santista. A peça “Eu Vou Mas Eu Volto” pode ser adquirida por R$ 100 reais e será lançada no próximo dia 17, segunda-feira.

“A chegada do Neymar, obviamente, acaba sendo um aditivo, algo que extrapola a esfera regional ou nacional, e a visibilidade das empresas que estão no Paulistão, com grande exposição como a 7k, certamente faz com que o impacto seja global”, afirma Talita Lacerda, diretora executiva de operações da Ana Gaming, detentora da marca 7k, uma das patrocinadoras do Paulistão.