‘Futuro promissor’: o que comentaristas e ex-jogadores disseram sobre a estreia de Neymar no Santos?

Reportagem do ‘Estadão’ ouve Casimiro, Elano, Robert, entre outros, sobre primeiro jogo do novo camisa 10 santista

PUBLICIDADE

Foto do author Leonardo Catto
Foto do author Gustavo Faldon

A estreia de Neymar no retorno ao Santos surpreendeu. Havia dúvida sobre que condições físicas ele iria apresentar em campo. Por um tempo inteiro, o camisa 10 santista correu, aplicou dribles e criou boas chances para o time diante do Botafogo de Ribeirão Preto. Além de ter sofrido com faltas.

O empate amargou a festa, e Neymar ainda tem o que melhorar para poder ser titular. A meta dele é o retorno também à seleção. Ainda assim, as avaliações de comentaristas e ex-jogadores ouvidos pelo Estadão são positivas.

Presenteado com a chuteira que o santista usou na estreia, Casimiro Miguel sorria ao falar sobre o jogador. “Me surpreendeu muito. Jogou 45 minutos. Estou muito feliz”, disse ao Estadão, no gramado da Vila Belmiro, entre uma foto e outra com fãs.

Neymar surpreendeu ele mesmo e até a comissão técnica do Santos, que não garante titularidade dele na próxima rodada. Foto: Alex Silva/Estadao

PUBLICIDADE

O ex-jogador do Santos e comentarista dos canais TNT, Elano, também citou alegria, mas sua análise também teve espaço para alívio, já que Neymar vem de uma recuperação após lesões graves. “Feliz por ele, aliviado por sua estreia. Ele se sentindo bem. Teve oportunidade de fazer gol, deu passe (para criar chances). Foi uma noite bacana”, falou o ex-santista.

Veja o que mais comentaristas, ex-jogadores e torcedores disseram ao Estadão sobre a estreia de Neymar:

Me surpreendeu demais. Neymar muito dinâmico, indo para cima, buscando jogo, comandando o meio de campo, articulando jogadas. Sofreu com porradas, faltas. A postura do menino é espetacular. Muito além do que imaginava. Fiquei super, mega feliz, esperançoso. Depois do que vi hoje... Neymar com muito tempo fora, quase um ano parado, voltar do jeito que voltou não é possível. Estava escondendo o jogo lá na Arábia. Jorge Jesus, pelo amor de Deus, mister. O homem voou aqui. Só 45 minutos. A tendência é crescer.

Robert da Silva Almeida, ex-jogador do Santos, campeão brasileiro em 2002

Neymar só fez dois jogos desde outubro de 2023, e deu para perceber isso em campo. Ele parecia “enferrujado” ainda, com movimentos mais lentos que o normal dele, sem aquela leveza de quem parece flutuar em campo. Ao mesmo tempo, seu talento é tão acima da média do que existe aqui que ele fez o jogo girar em torno dele. A perna um pouco pesada era compensada pela visão de jogo diferente, raciocínio rápido, antevisão da jogada. O jogo girou em torno dele no segundo tempo, e sua atuação só não foi decisiva pela óbvia falta de ritmo. Mas o torcedor santista tem motivo para ficar otimista com o que Neymar pode dar ao time.

Ubiratan Leal, comentarista da ESPN

Foi uma boa estreia pra ele, se movimentou bem, jogou, o time do Santos jogou bem. Foi uma entrada muito boa, ele entrando no segundo tempo foi bom, deu uma sensação muito boa do Neymar. Leve, não está pesado, correndo, se movimentando, fazendo assistência. Vai ser bem por aí mesmo, vai jogar numa posição mais atrás dos atacante, fazendo o time jogar. A avaliação para um primeiro jogo foi muito boa.

Jamelli, ex-jogador do Santos e comentarista da TV Cultura e BandSports

Individualmente, uma boa estreia de Neymar. Mesmo sem ritmo e sem estar 100% fisicamente, conseguiu criar ótimas jogadas, com belos passes e tabelas. Teve uma grande chance de gol, após jogada individual. Foi caçado em campo. Festa de estreia estragada por mais uma falha da defesa santista na bola aérea. Ainda falta a melhora física e mais entrosamento, mas o futuro é promissor para o Santos

Felipe Mendonça, repórter e comentarista do canal Esporte por Esporte

Era para nós sairmos com a vitória. Perdemos muitos gols, Santos merecia ganhar. Mas acho que já deu para sentir um pouco da volta do Neymar. A gente já viu ele criando jogadas, dando passes (decisivos), chutando no gol. Para quem achou que ele não ia jogar, que não era isso tudo, se prepara, porque foi só meio jogo. Deixa ele pegar mais tempo e entrosamento com o time, que ele vai dar ‘uma embaçada’.

MC Binn, cantor e torcedor do Santos

O Santos volta a campo no domingo, às 16h, contra o Novorizontino, fora de casa pela oitava rodada do Paulistão. A tendência é que Neymar esteja no banco.