Os maiores goleiros da história da seleção brasileira; veja ranking

‘Estadão’ elege os principais nomes na posição ao longo dos anos e dos cinco títulos mundiais do Brasil

PUBLICIDADE

Foto do author Murillo César Alves

Na seleção brasileira de Dorival Júnior, a posição de goleiro ainda não é uma unanimidade. Desde que chegou ao comando técnico, convocou diversos nomes. Atualmente, Alisson, do Liverpool, é quem mais se destaca, apesar de críticas de torcedores nas redes sociais. Na história do Brasil, no entanto, uma série de goleiros ganharam destaque, com títulos mundiais e grandes atuações.

O Estadão elegeu, antes dos confrontos da seleção contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, os cinco maiores goleiros a vestir a amarelinha ao longo da história. Dentre os nomes que ficaram fora do top-5, destacam-se Julio César, titular na Copa de 2010, e Barbosa, ídolo no futebol carioca e que ficou marcado pelo Maracanazo, em 1950.

5. Gilmar

PUBLICIDADE

Primeiro goleiro campeão mundial pela seleção brasileira, Gilmar foi um dos principais nomes na primeira geração vitoriosa do futebol brasileiro. Ídolo por Santos e Corinthians, dois rivais dentro de campo, iniciou sua carreira na seleção em 1953, onde permaneceu até 1969. Conquistou as Copas de 1958 e 1962, e disputou o Mundial de 1966, na Inglaterra.

Destaque na Suécia, em 1958, o goleiro ficou famoso por ter usado a camisa 3, mesmo como goleiro. Foi eleito, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, como um dos 20 maiores jogadores da posição do século 20.

Publicidade

4. Dida

Campeão mundial em 2002, Dida assumiu a titularidade da seleção brasileira em definitivo para a Copa do Mundo de 2006. Além disso, conquistou a Copa América de 1999 e as Confederações de 1997 e 2005. Por clubes, destacou no Corinthians, Milan e Cruzeiro, além do Vitória, vice-campeão brasileiro em 1993.

Dida e Marcos, dois dos principais nomes da história da seleção brasileira, entraram no ranking do Estadão. Foto: Alex Silva/Estadão

3. Emerson Leão

Leão teve grande destaque por uma série de clubes brasileiros – semelhante à carreira de Gilmar. Um dos maiores goleiros da história do Palmeiras, também defendeu o Corinthians antes do final de sua carreira. Na seleção brasileira, esteve no elenco campeão mundial em 1970; depois, assumiu a titularidade em definitivo a partir da campanha de 1974, permanecendo em 1978.

2. Marcos

Último goleiro campeão mundial da seleção brasileira, “São Marcos” foi o escolhido de Felipão para a Copa do Mundo de 2002, principalmente pelo seu desempenho no Palmeiras – campeão da Libertadores de 1999 e vice no ano seguinte. A escolha se mostrou acertada, pelo resultado no Mundial de Japão e Coreia do Sul.

1. Taffarel

Vencedor na eleição do Estadão, Taffarel ficou marcado, tanto por seus desempenhos nos Mundiais de 1994 e 1998, quanto pelas narrações de Galvão Bueno, que entraram no imaginário popular. Do “sai que é sua, Taffarel”, o goleiro foi um dos responsáveis por encerrar o jejum de títulos mundiais da seleção brasileira.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.