Portuguesa garante permanência na Série A do Paulistão e conquista ‘primeira vitória’ da SAF

Time de Cauan de Almeida ainda sonha com classificação ao mata-mata

PUBLICIDADE

Foto do author Leonardo Catto
Atualização:

A Portuguesa jogará a elite do Paulistão em 2026. Após o empate por 2 a 2 entre Água Santa e Inter de Limeira, o time de Cauan de Almeida já garantiu a permanência na Série A do Estadual. Esse é o primeiro objetivo cumprido da SAF que assumiu a gestão do clube no começo deste ano.

PUBLICIDADE

O empate entre os times de Diadema e Limeira os complicou, deixando ambos na zona de rebaixamento, com 7 pontos. Noroeste, que também tem 7, e Velo Clube, com 9, tentam fugir do retorno à Série A2, um ano após terem conquistado o acesso.

O planejamento da Portuguesa ainda envolve disputar a primeira fase da Copa do Brasil, em que enfrenta o Botafogo-SP, na quinta-feira. Por fim, é planejado o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. O time conseguiu voltar à elite do Paulistão em 2022. Com a permanência no Estadual, caso não suba à C A Portuguesa já garante também a disputa da Série D em 2026.

Portuguesa tem 'primeira vitória' da SAF com a permanência no Paulistão. Foto: @Portuguesa via X

A equipe ainda pode ir às quartas de final. Com 11 pontos, a Portuguesa tem São Bernardo e Noroeste pela frente. O Red Bull Bragantino também tem 11 e dois jogos restantes. Guarani e Santos, que já entraram em campo nesta rodada, têm, respectivamente, 12 e 15.

Publicidade

Para 2026, a meta ainda é a permanência no Estadual. Entretanto, a expectativa é menos conservadora ao nível nacional, em que se espera jogar a segunda fase da Copa do Brasil e chegar à Série B do Brasileirão.

Progressivamente, as metas crescem. No último ano do planejamento inicial, em 2029, a Portuguesa mira a semifinal do Paulistão, as quartas de final da Copa do Brasil e disputar a Série A do Brasileirão.