PUBLICIDADE

Ricardo Gomes volta, mas vira 'assistente' no São Paulo

Técnico assistiu ao treino do time neste sábado, mas ainda não poderá comandar a equipe do banco

PUBLICIDADE

Por Tercio David
Atualização:

Mal voltou da Colômbia, e o São Paulo já voltou ao trabalho. Pouco mais de 10 horas após o desembarque na Capital Paulista, depois de mais de 14 horas de viagem, o time já estava de volta aos treinos, neste sábado. A boa nova do dia foi o retorno do técnico Ricardo Gomes, que no entanto ainda não tem condições de comandar a equipe do gramado."Troquei de função com o Milton Cruz. Agora ele é quem fica no banco e eu fico na arquibancada com o radinho", brincou um bem humorado Ricardo Gomes, após o rachão.Recuperado da vasculite sofrida na noite do último domingo, Ricardo Gomes conversou com os jogadores no gramado por cerca de 20 minutos, antes do treino começar. Depois, o técnico ficou no banco, apenas assistindo o "dois-toques", que serviu como treino de recuperação, após a derrota para o Once Caldas, pela Libertadores, na quinta-feira."É uma das coisas que não posso fazer por enquanto [comandar um treino]. A vida segue normal, continuarei vindo aqui [ao CCT] e indo aos jogos. Apenas não serei o responsável por comandar os treinos e o time durante os jogos", explicou.

PUBLICIDADE

Ricardo Gomes avisou que estará na Arena Barueri neste domingo, para acompanhar o jogo contra o Monte Azul. O treinador, aliás, desmentiu sobre a proibição de "ver" os jogos. "É claro que posso assistir aos jogos. O que tenho de evitar é a tensão do gramado e do vestiário. Na quarta-feira farei novos exames e se tudo der certo, já volta tudo ao normal imediatamente", avisa, referindo-se ao jogo contra o Oeste, em Araraquara, na mesma quarta-feira.

Apesar do otimismo, Ricardo Gomes não falou em forçar uma volta antes da hora. "Até o exame da quarta-feira, segue a programação normal de recuperação, que é de três semanas."

Sobre a vasculite, o treinador são-paulino entendeu como um aviso. "Este problema também me serviu de alerta, para eu controlar um pouco mais o peso, por exemplo. Ainda bem que não tenho nenhum outro problema de saúde, como hipertensão, se não o problema poderia ser maior."

OTIMISMO

Mantendo o clima de otimismo de Ricardo Gomes, o superintendente Marco Aurélio Cunha contou que mesmo na UTI o técnico dava sinais de que estava tudo bem. "Estava ao lado dele no hospital. O Ricardo estava cheio de sensores, mas ficou reclamando da arbitragem [na derrota diante do Palmeiras, no domingo à tarde]."

EM

Publicidade

BARUERI

Por problemas distintos, dois zagueiros não ficam à disposição. Xandão cumprirá suspensão por ter sido expulso contra o Palmeiras e Renato Silva segue vetado por conta de um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. Além deles, outros três jogadores serão poupados por já apresentarem desgaste excessivo pela sequência de jogos e viagens: Jorge Wagner, Washington e Marcelinho Paraíba.

Por outro lado, Fernandinho e Thiago Carleto estão relacionados pela primeira vez e podem estrear. Dagoberto, fora após cinco jogos por conta de um estiramento no músculo adutor da coxa esquerda, e Junior Cesar, recuperado de uma conjuntivite, também poderão jogar contra o Monte Azul.