Encerrada a 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos viu sua chance de voltar a elite aumentar. No sábado, a equipe santista bateu o Operário-PR e assumiu a liderança, perdida nesta segunda-feira, com a vitória do Novorizontino por 2 a 1 sobre a Ponte Preta.
Ainda assim, o Santos está cada vez mais próximo da Série A. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de acesso está em 92%. Na última rodada, as chances estavam em 81,4%.
O “número mágico” para o acesso é de 68 pontos. Com 53 e nove jogos restantes, o time comandado por Fábio Carille precisa de cinco vitórias.
Líder, o Novorizontino tem 96,5% de chance de acesso e ainda 49,3% no cenário de briga pelo título. Já o Santos tem 30,5% de chances de ser campeão.
Também no G-4, Sport e Mirassol têm 62,6% e 45,6% de chances para subir, respectivamente. O Vila Nova, em quinto, tem 45,9%.
Leia também
Probabilidades de acesso à Série A
- Novorizontino: 96,5%
- Santos: 92%
- Sport: 62,6%
- Vila Nova: 45,9%
- Mirassol: 45,6%
- Ceará: 27,4%
- América-MG: 15,4%
O Santos volta a campo pela 30ª rodada na segunda-feira, 7, contra o Goiás, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. Com uma campanha bem abaixo do esperado, o Goiás aparece na parte intermediária da tabela com 38 pontos.
Para o confronto fora de casa, Carille aposta no retrospecto de bom visitante de seus comandados para somar pontos na classificação. Nos últimos oito duelos longe da Vila, o Santos empatou quatro vezes e conseguiu ainda quatro vitórias. O último revés na casa do rival aconteceu no dia 14 de junho, no 1 a 0 para o Operário-PR.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.