Fora da briga pelo título, mas sonhando com vaga na Libertadores de 2010, o Flamengo tem um grande desafio pela frente. Sem o artilheiro Adriano, servindo a seleção brasileira, o time carioca enfrenta o Vitória, em Salvador. Se não tem a mesma força ofensiva, a arma na Bahia é a defesa, que não sofre um gol sequer há seis partidas.
Para não ficar muito longe desta luta pela Libertadores, o Grêmio encara o Atlético Paranaense, em Curitiba, e precisa fazer uma coisa que não consegue muito neste Brasileirão: vencer como visitante. Em 13 jogos, apenas uma vitória (sobre o Náutico). Para complicar, o rival desta quarta-feira está embalado e disposto a acabar de vez com qualquer ameaça de cair à Série B.
DESESPERO
As outras três partidas do dia envolvem clubes que lutam desesperadamente para não serem rebaixadas. O caso mais crítico é o do Fluminense, lanterna da competição. Depois de perder o clássico para o Flamengo, o time tricolor enfrenta o Corinthians, no Maracanã, precisando de qualquer jeito dos três pontos.
Uma posição acima do Fluminense, mas igualmente necessitado de uma vitória, o Sport conta com a força de sua torcida na Ilha do Retiro para derrotar o Santos. E, em Barueri, a equipe da casa encara o Santo André, que deixou a zona de rebaixamento na última rodada.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.