PUBLICIDADE

Sport pode perder pontos para o Vasco? Julgamento do STJD pode mudar reta final da Série B

Clube pernambucano será julgado por invasão de torcedores na Ilha do Retiro e pode perder ponto conquistado na partida; punição beneficiaria o time carioca, que se sagraria vencedor do jogo, carimbando matematicamente o acesso antes da última rodada

PUBLICIDADE

Foto do author Pedro Ramos
Atualização:

A Série B do Campeonato Brasileiro terá pela primeira vez na era pontos corridos uma “final” na última rodada. Ituano e Vasco são dois dos concorrentes às últimas vagas para a elite do futebol brasileiro e se enfrentam no domingo, às 18h30, em Itu, em confronto decisivo. Cruzeiro e Grêmio já garantiram o acesso. Mas outra decisão pode mudar o cenário para a rodada do próximo de semana.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará o Sport nesta quinta-feira, às 14h, pela desordem e invasão de torcedores no gramado da Ilha do Retiro na partida contra o Vasco, no dia 16 de outubro. A equipe pernambucana saiu na frente do placar, mas o time carioca empatou aos 49 minutos do segundo tempo. Autor do gol, o atacante Raniel, que foi revelado pelo Santa Cruz, rival do Sport, provocou os rubro-negros nas arquibancadas e dezenas de torcedores invadiram o gramado. O jogo foi encerrado faltando poucos minutos para o fim.

O Vasco perdeu para o Sampaio Correa na última rodada, com um gol no último lance de jogo, e se complicou na briga pelo acesso à Série A.  Foto: Daniel Ramalho/VASCO
story

PUBLICIDADE

Na confusão, objetos foram arremessados no gramado e um homem chegou a agredir uma bombeira que prestava socorro a um torcedor. Os jogadores do Vasco correram para o vestiário. O árbitro Raphael Claus considerou que não havia segurança para retomar o jogo e encerrou a partida. A CBF emitiu nota após a partida lamentando os episódios de violência, cobrou medidas drásticas de punição ao STJD e disse que aguarda que o tribunal “atue com o rigor necessário para banir os responsáveis pelas cenas chocantes”.

O Sport foi indiciado nos artigos 211, 213 e 205 e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. O clube será julgado pela Quarta Comissão Disciplinar e pode ser punido em até 10 mandos, além ter de pagar R$ 100 mil de multa e correr o risco de perder o ponto da partida. Caso perca, o Vasco se sagraria vencedor do duelo e, com a nova pontuação, estaria assegurado na Série A de 2023, antes mesmo da última rodada.

O cenário é incerto quanto à possível perda de pontos do Sport na decisão do STJD. O clube pernambucano alega que sete pessoas já foram autuadas e que trabalha em colaboração com as autoridades. O vice-presidente jurídico Rodrigo Guedes também vai contestar a versão do Vasco de que a delegação carioca estaria encurralada no vestiário e apresentará imagens das câmeras de segurança.

O Vasco não é réu no caso, mas os atletas Raniel e Luiz Henrique, que foram punidos pelo tribunal por provocarem a torcida adversária e cumpriram a suspensão nas últimas duas partidas, também serão julgados.

Na última sexta-feira, o Ceará foi punido pelo STJD com seis mandos de campo e multado em R$ 100 mil depois que uma briga nas arquibancadas levou à invasão de torcedores no gramado da Arena Castelão na partida diante do Cuiabá, pela Série A. O clube cearense, que luta contra o rebaixamento, evitou uma perda de pontos. Na decisão do tribunal, a Quinta Comissão Disciplinar – que não julgará o caso entre Sport x Vasco – considerou que o caso é diferente do episódio da Ilha do Retiro.

Publicidade

“Achamos que a pena foi muito branda. Os argumentos utilizados pelos auditores que votaram contra a perda de pontos não tiveram nenhum embasamento técnico. Eles simplesmente não quiseram seguir o que as regras mandam, tanto do CBJD quanto o RGC, e, se isso não for punido, vai abrir um precedente para toda torcida que se sentir prejudicada dentro de uma partida, de invadir o gramado e interferir diretamente no resultado de um jogo, que foi o que aconteceu no Ceará”, disse o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch.

O Bahia empatou as últimas duas partidas em casa e tenta o acesso na última rodada da Série B, diante do CRB, em Alagoas Foto: Felipe Oliveira/Bahia

Série B: o que Bahia, Vasco, Ituano e Sport precisam para garantir o acesso?

O Vasco está na quarta posição, com 59 pontos, mesma pontuação do terceiro colocado Bahia, que tem dois gols a mais de saldo e visita o CRB, em Alagoas. O time carioca foi derrotado em casa pelo Sampaio Corrêa na última rodada, sofrendo um gol no último lance da partida. Foi o único resultado negativo da equipe como mandante na competição. Ao fim do jogo, o clima era dramático em São Januário. Na sexta-feira, o Ituano venceu o Londrina por 2 a 0, no Paraná, e se candidatou ao principal adversário do clube carioca para conseguir o acesso à elite. A equipe de Itu está em quinto, com dois pontos a menos que o Vasco.

A equipe carioca pode vencer ou empatar o jogo que subirá de divisão. Em caso de derrota para o Ituano, precisaria de uma combinação de resultados: torcer por uma derrota do Bahia para o CRB por pelo menos três gols de diferença e que o Sport não goleie o Vila Nova, em Goiânia, por cinco gols de diferença.

O Ituano venceu o Londrina por 2 a 0, no Estádio do Café, e vai fazer a "final" com o Vasco por uma vaga na Série A, no próximo domingo. Foto: Miguel Schincariol/ Ituano

O Ituano nunca foi apontado como um dos principais candidatos ao acesso à Série, mas vem de ótima campanha de recuperação na competição. O time é o líder do returno da Série B e vem de seis vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos nove jogos. A equipe rubro-negra é o sétimo melhor mandante, enquanto o time carioca perdeu oito, empatou uma e venceu outra das últimas dez partidas como visitante. Só a vitória interessa ao Ituano.

O Bahia empatou três vezes seguidas, sendo duas em casa, e adiou a chance de subir à Série A. A equipe baiana precisa apenas de um empate diante do CRB, em Alagoas, para conseguir a classificação. Caso seja derrotado, tem uma vantagem de sete gols no diante do Sport, que está a três pontos do G-4 da Série B e é o que vive a situação mais difícil pelo acesso.

A equipe pernambucana está na sexta posição, com 56 pontos e, para subir de divisão, precisa de uma goleada diante do Vila Nova, fora de casa, além de uma derrota do Bahia para o CRB.