Vasco 2 x 0 Palmeiras - Definitivamente, as bolas altas na área são o ponto fraco do Palmeiras. Luiz Felipe Scolari treina, resmunga, mas não tem jeito: quase todas as derrotas que o time sofreu no ano ocorreram por causa de jogadas desse tipo. Ontem, contra um Vasco cheio de desfalques, não foi diferente. O Verdão perdeu por 2 a 0 e ficou em situação complicada na Copa Sul-Americana.
O jogo de volta será no dia 25, no Pacaembu. O time precisa devolver o placar de ontem para levar a decisão para os pênaltis. Se sofrer um gol, terá de vencer por pelo menos três de diferença para avançar às oitavas de final. Domingo, as duas equipes voltarão a se enfrentar em São Januário, desta vez pelo Brasileiro.
O primeiro tempo foi um show de horrores. O Palmeiras não se encontrava em campo e praticamente não levava perigo ao Vasco. Quando conseguia se aproximar do gol de Fernando Prass, falhava feio. Foi assim, por exemplo, aos 15 minutos, quando Patrik, de frente para o gol, chutou por cima.
O Verdão sentiu demais a ausência de Valdivia, que desfalcou a equipe porque defendeu a seleção chilena em amistoso contra a França. Mesmo longe do nível apresentado em 2008, quando foi campeão paulista, o meia é peça importante na engrenagem de Felipão. Sem ele, o time pareceu acéfalo. Ficou um vazio no meio de campo.
O jeito, então, foi apostar nas investidas de Luan pela esquerda. O problema é que o atacante não conseguiu criar uma única boa jogada.
Se no ataque a situação estava complicada, na defesa o Verdão também passava apuros. Henrique, visivelmente sem ritmo de jogo, errou de forma bizarra em pelo menos duas oportunidades. Na primeira, aos 22, atrapalhou-se com a bola e a entregou para Élton, que não soube aproveitar a chance e chutou mal.
Depois, aos 31, recuou a bola para a perna esquerda do destro Marcos e viu o goleiro fazer boa defesa após chute de Rômulo.
Felipão, irritadíssimo, não escondeu a sua insatisfação com o time. "O Henrique tem de fazer o feijão com o arroz", gritou do banco de reservas.
O zagueiro atendeu ao treinador e parou de falhar. Isso, no entanto, não impediu que o Palmeiras continuasse a sofrer.
Dando sequência ao show de horrores, o primeiro tempo não poderia terminar sem mais um lance bizarro. Aos 42, foi a vez de Luan errar na marcação. Após cobrança de escanteio de Bernardo pela esquerda, o atacante não saiu do chão e viu a bola bater em Diego Souza. Sem querer, o Vasco abriu o placar.
Sem Alecsandro e Éder Luís (poupados) e Dedé (na Seleção Brasileira), o Vasco diminuiu o ritmo no segundo tempo. O Palmeiras melhorou, mas não o suficiente para chegar ao empate.
Pior: o Vasco fez o segundo. Aos 34, Leandro evitou que a bola saísse (o Verdão reclamou muito do lance) e cruzou para Élton marcar. Era o fim de uma noite de pesadelo para o Palmeiras.