O Google lançou ontem um serviço que pretende facilitar aos proprietários de veículos de comunicação a venda de versões digitais de jornais e revistas, deixando para trás um projeto semelhante lançado pela Apple, na briga entre as duas gigantes pelo predomínio na área de smartphones e tablets. O Google anunciou em um blog seu plano para atrair jornais e revistas, um dia depois de a Apple apresentar uma plataforma de assinaturas para mídia digital vendida por meio de sua loja de aplicativos iTunes. O serviço do Google, chamado One Pass, permite aos proprietários vender conteúdo que os consumidores podem visualizar em sites, bem como em aplicativos especializados destinados a smartphones e tablets. As publicações podem cobrar pelo conteúdo de inúmeras maneiras, incluindo assinatura, por quantidade de acessos e vendas de artigos separadamente. Pelo plano da companhia, as publicações ficam com 90% da receita das assinaturas conseguidas por meio do One Pass -- o que representa um golpe direto na Apple, que permite que elas fiquem com apenas 70% da receita das assinaturas obtidas por meio de aplicativos baixados pelo iTunes. "Não temos a intenção de ganhar dinheiro com isso", disse o presidente do Google, Eric Schmidt, em um evento em Berlim. "Queremos que os proprietários de jornais e revistas fiquem com todo o dinheiro possível." O serviço do Google permite também que as publicações forneçam aos atuais assinantes da mídia impressa acesso gratuito ou com desconto ao conteúdo digital, informou a empresa. Apple Na terça-feira, a Apple lançou um plano de assinaturas que estava sendo esperado há muito tempo para revistas, jornais, vídeos, música e livros, que oferece conteúdo digital em aplicativos especializados para usuários de iPad e iPhone. O serviço deixa que os consumidores decidam quais os dados pessoais que terão de fornecer às publicações na hora de fazer a assinatura. Analistas disseram que o novo plano da Apple poderá irritar os desenvolvedores de conteúdo. "É um plano míope", disse o analista da Forrester, James McQuivery, em um blog. "A Apple deu a cada proprietário, produtor e distribuidor do ramo um motivo para buscar alternativas aos elegantes aplicativos dos quais, até agora, ele nos ensinou a depender". Um dos problemas para as publicações no plano por assinatura da Apple diz respeito aos dados do cliente. As publicações costumam proteger particularmente informações dos assinantes como nome, endereço e cartão de crédito, porque isto as ajuda a atrair anunciantes e a comercializar novos produtos para os leitores atuais. (Texto da Reuters/ Tradução de Anna Capovilla)