Marcos Burghi Os donos de restaurantes que pretendem oferecer o serviço de pedidos de refeições pela internet para seus clientes podem contar com sites que são verdadeiras praças de alimentação virtuais. Com sede no bairro da Mooca, zona leste da capital, o Restauranteweb (www.restauranteweb.com.br) está em atividade desde 2003. "Hoje contamos com mais de mil restaurantes no portal, cerca de 600 estão na Grande São Paulo", afirma Marco Antonio Corradini, um dos sócios da empresa. Segundo ele, o site conta com o registro de 170 mil pessoas que já realizaram algum tipo de pedido de refeição pela rede. Para 'hospedar-se' na praça de alimentação virtual o restaurante paga R$ 300 pela adesão, além de uma taxa mensal entre 4% e 8% sobre o faturamento dos pedidos encaminhados pela internet. "A média é de 5%", diz Corradini. Ele observa, porém, que cada proposta é analisada individualmente e há a possibilidade de isenção das taxas. Na avaliação do empresário, os pedidos pela internet têm vantagens em relação ao telefone. "Além do pedido documentado, o que diminui a possibilidade de erro no momento da confecção e da entrega do prato, é possível reduzir o custo operacional do restaurante, afinal, menos pessoas serão necessárias para o atendimento", diz. Segundo Marcio Blak, proprietário do portal Comernaweb (www.comernaweb.com.br), o mercado ainda tem muito a crescer. Segundo ele, do universo de um milhão de restaurantes em todo o País, menos de 1% oferece o serviço. Criado há cerca de quatro meses, o portal exibe o cardápio dos restaurantes, o que permite ao consumidor visualizar o prato antes do pedido. "O cliente também tem condições de selecionar os estabelecimentos da região onde mora que aceitam pedido via rede antes da escolha", explica. De acordo com o empresário, o site conta com cerca de vinte restaurantes da capital entre seus clientes. Para se associar, o estabelecimento paga adesão de R$ 700 mais taxa equivalente a 4% do faturamento com os pedidos via rede. Blak conta que até o final de março a taxa de adesão será zero para os estabelecimentos que tiverem site próprio e instalarem seus links no portal mantido pelo Comernaweb. Blak observa ainda que a redução de preços em pedidos pela internet pode chegar a 20% em relação ao tradicional canal de coleta de pedidos pelo telefone. Segundo o empresário, há outra vantagem importante da internet em relação ao pedido telefônico: "o telefone permite um atendimento por vez, enquanto a internet, vários".