PAULO FAVERO
Neste domingo os fãs poderão começar sua coleção do álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro. Com os times da Séries A e B, o produto traz muitas novidades. A principal delas é que o número de cromos especiais aumentou: agora são 120 no total, inlcuindo os escudos, mascotes e o craque de cada equipe.
"Nós fizemos uma pesquisa com colecionadores e uma das coisas legais é que o álbum tem a ilustração de desenhos à mão dos uniformes inteiros dos times", conta Vilson Manfrinati, assessor da divisão de futebol da Panini.
Outra novidade do álbum é a inclusão de oito figurinhas com autógrafos de oito atletas: Valdivia (Palmeiras), Juninho Pernambucano (Vasco), Maicosuel (Botafogo), Ricardinho (Bahia), Júlio César (Corinthians), Paulo Henrique Ganso (Santos), Deco (Fluminense) e Rivaldo (São Paulo). "Mas apenas 10% das figurinhas de cada jogador têm o autógrafo", explica Vilson.
A expectativa da Panini é vender 30 milhões de envelopes em todo País. Domingo, o álbum estará encartado em alguns jornais, como O Estado de S. Paulo. "Serão distribuídos 1,3 milhão de álbuns. E posso garantir que não tem figurinha difícil", avisa.
A Panini também lançará um álbum virtual na internet, da mesma forma que ocorreu com o da Copa e virou febre. "Só para se ter uma ideia, foram 3 bilhões de acessos no site da Fifa, a área de maior acesso durante o Mundial", lembra.
A edição também contará com um álbum de luxo, com capa dura, que tem tiragem limitada e custará R$ 19,90. Cada pacote vem com cinco figurinhas e custa R$ 0,80.