VÍTOR MARQUES
Com a base do time campeão Brasileiro mantida, o Corinthians inicia a temporada de 2012 neste domingo, 15, em um amistoso contra o Flamengo, às 16h, no Estádio do Café, em Londrina.
O time treina há mais de dez dias no CT do clube, onde faz a pré-temporada. Se não ganhou nenhum reforço de peso, pelo menos não perdeu titulares.
A comissão técnica marcou a partida desta tarde com objetivo de recuperar o ritmo de jogo da equipe que vai disputar o Paulistão e a Libertadores.
Pelo que se viu nos treinamentos, os titulares devem começar a partida, embora estejam programadas várias substituições. Recém-contratados podem ser testados.
Adriano deve ficar no banco de reservas e tem boa chance de entrar no segundo tempo e enfrentar seu ex-clube. O único 'desfalque' será o técnico Tite, que se recupera de cirurgia de hérnia e ficou em São Paulo por recomendações médicas. A equipe será dirigida pelo auxiliar Cléber Xavier.
Nos treinos que Tite e seu auxiliar têm comandado no CT do clube, a equipe está definida. A dúvida é se Willian começa jogando ou dá vaga a Danilo.
O que está bem claro é que Tite vai começar o ano escalando a equipe que terminou 2011 vencendo o Brasileiro e mantendo o esquema tático, o 4-2-3-1.
O que pode variar, segundo o próprio treinador, é a maneira de jogar. Uma opção é atuar com dois meias (Danilo e Alex), formando uma equipe de mais toque de bola. A outra possibilidade é deixar Danilo no banco e escalar Willian, atacante rápido e que joga pelos lados, deixando com força ofensiva maior.
Como não recebeu nenhum grande reforço para a temporada, Tite acha melhor apostar no time que venceu o Brasileirão e não mudar a estrutura tática.
Dessa forma, na opinião do treinador, a equipe começaria bem o Campeonato Paulista, sábado, contra o Mirassol. Não que o Estadual seja prioridade. Mas iniciar bem essa competição é, para Tite, importante para ir bem na fase de grupos da Libertadores - a estreia é dia 15 de fevereiro contra o Deportivo Táchira, da Venezuela.
"Uma competição está ligada à outra", disse o treinador, que está aliviado em poder fazer uma pré-temporada melhor que a de 2011.
2012 mais fácil Ano passado, ele precisou queimar etapas para enfrentar o Tolima na fase preliminar da Libertadores, em janeiro. O time não foi bem e acabou sendo eliminado sem disputar a fase de grupos, o que quase lhe custou o emprego.
Além do jogo deste domingo, o time fará outro amistoso, quarta-feira, contra a Portuguesa, no Pacaembu. A partida marcará a entrega das faixas do título brasileiro e terá homenagens ao ex-jogador e ídolo do time Sócrates.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.