A família Bueno fez a festa neste domingo, 3, no maltratado Autódromo Nelson Piquet, no Rio de Janeiro. Os irmãos Cacá e Popó chegaram em primeiro e segundo, respectivamente, na sexta etapa da Stock Car. Mas a prova ficou marcada mesmo foi por um incidente que quase terminou em tragédia. O carro de Tuka Rocha começou a pegar fogo durante a corrida e o piloto teve de saltar com ele em movimento para não ser atingido pelas chamas.
Logo na segunda volta, um dos pneus do carro de Tuka estourou e isso acabou provocando o incêndio. Ele então esperou os demais carros o ultrapassarem e, no sufoco, sofreu para se livrar do cinto de segurança e abrir a porta para abandonar o veículo em velocidade já relativamente baixa - àquela altura, o carro estava sem freio. Assim que deixou o carro, o piloto fez questão de acenar para as arquibancadas para mostrar que estava bem, mas logo foi ao chão.
A equipe médica demorou alguns segundos para fazer o atendimento. Tuka foi encaminhado para um hospital da Barra da Tijuca lúcido e sem queimaduras, apenas com traumas na coluna. "Ele está estável, não teve nenhuma alteração neurológica, só está com dores nas costas. Não existe nada preocupante", informou o médico da Stock Car, Dino Altmann.
Em família Cria do asfalto de Jacarepaguá, Cacá comemorou, e muito, a vitória. Com o resultado, ele alcançou a segunda colocação no campeonato, com 83 pontos. Thiago Camilo, que terminou em terceiro, ainda é o líder, com 97. Átila Abreu e Max Wilson estão em terceiro, com 71. Apenas os dez primeiros colocados garantem vaga nos playoffs.
"Eu não poderia estar mais feliz. Devo muito a este autódromo, onde ganhei pela primeira vez na Stock Car (1997). Estou só um pouco triste por saber que esta pode ter sido a última vez que corremos aqui", disse Cacá. Em breve, o circuito - já desfigurado para o Pan de 2007 - dará lugar ao complexo olímpico para os Jogos do Rio, em 2016.
Ainda não se sabe se a pista será reativada após a Olimpíada. A próxima etapa da Stock Car será a Corrida do Milhão, no dia 7 de agosto, em Interlagos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.