Renata Veríssimo A partir das 8h de amanhã o programa do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2011 estará disponível no
. Uma das novidades da declaração deste ano é que o programa foi reformulado para tentar sanar dificuldades apontadas por contribuintes. Por isso, o software vai gerar duas vias de recibo de entrega, sendo que a primeira delas não fornecerá o número do recibo, informou ontem o supervisor nacional do IRPF, Joaquim Adir. A medida de segurança facilitará a vida de quem precisa entregar cópia da declaração para comprovar renda, por exemplo, em operações de empréstimo bancário. Os servidores públicos também são obrigados a entregar cópia da declaração ao órgão empregador. A mudança foi necessária porque ao saber o número dos recibos das duas últimas declarações, qualquer pessoa pode gerar um código de acesso e senha para ter acesso aos dados do contribuinte. Outra novidade neste ano é que o contribuinte poderá informar o valor pago ao corretor de imóveis pela administração de imóveis alugados. Ou seja, a pessoa física irá declarar o rendimento de aluguel já abatido o valor destinado às imobiliárias. No campo pagamento e doações, informará o valor pago ao corretor. Além disso, a declaração permitirá a inclusão de CNPJ, quando o imóvel alugado for de pessoa jurídica. Antes, a declaração só aceitava CPF. Os formulários de papéis não serão mais aceitos. Adir explicou que o custo de produção e distribuição desse tipo de declaração é muito alto. Além disso, metade dos contribuintes que prestam contas ao Fisco em papel fica na malha fina e são obrigados a apresentarem uma retificadora por meio eletrônico.
Comprovantes
É importante lembrar ainda que terminou hoje o prazo para as que empresas entregassem a seus empregados a declaração de rendimentos. O documento é indispensável para o contribuinte fazer a declaração do IR. O comprovante deve informar o valor total dos rendimentos obtidos pelo trabalhador em 2010 e o do IR Retido na Fonte (IRRF) no período. Também terminou ontem o prazo para que os bancos entreguem ao correntistas o informe de conta corrente e de investimentos. As declarações do IR 2011 devem ser entregues pela internet ou por disquete/pen-drive nas agências do Banco do Brasil e da Caixa. A previsão é que 24 milhões de pessoas declarem os bens ao Leão até 29 de abril, último dia de entrega sem pagamento de multa. São obrigados a prestar contas ao Fisco, todos que tiveram rendimento superior a R$ 22.487,25 em 2010.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.