Red Bull larga como superfavorita

12/VII/09 GP da Alemanha Livio Oricchio, de Nürburg

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Por liviooricchio
Atualização:

O histórico do campeonato, este ano, já deixou claro: se a temperatura da pista for baixa, Sebastian Vettel e Mark Webber, a dupla da Red Bull, não tem adversários. Foi assim na China, em Xangai, e no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone, onde venceram com enorme facilidade. E o asfalto do circuito de Nurburgring, ontem, onde hoje começam os treinos livres do GP da Alemanha, não passou de 14 graus, enquanto o meio ambiente, 12 graus.

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"É verdade, a possibilidade de a Red Bull ser muito forte aqui é grande, mas as características do traçado fazem com que os pneus trabalhem muito mais que em Silverstone, além de termos a opção dos pneus supermacios, que não havia lá", disse Rubens Barrichello, da Brawn GP, o único time que pode, diante do exposto este ano, tentar lutar pela vitória com a Red Bull no GP da Alemanha.

"Estreamos uma nova versão do nosso carro em Silverstone que o tornou incrível. Sim, seremos muito competitivo no meu GP de casa, com pista seca ou molhada", afirmou o alemão Vettel, já com possibilidade de tirar de Rubinho a vice-liderança do campeonato. O líde destacado é Jenson Button, da Brawn GP, com 64 pontos, seguido por Rubinho, 41. Vettel tem 39 e Webber, 35,5. "O melhor que tenho a fazer é acordar e olhar para o céu", falou Vettel, rindo. A previsão é de frio para o restante do fim de semana.

Se Rubinho fala em tentar enfrentar a Red Bull, Felipe Massa, da Ferrari tem planos mais modestos. Depois de não marcar pontos nas quatro primeiras etapas do calendário, vem de quatro corridas na zona dos pontos. "Temos algumas novidades para esta prova. Não dá para lutar lá na frente, mas continuar somando pontos sim." Ele tem 16 e está em sexto. Massa confirmou que a Ferrari já concentra suas atenções no campeonato de 2010. "Mesmo que vencêssemos todas as demais etapas do calendário não seríamos campeões, faz sentido pensar no ano que vem."

Já o campeão do mundo, Lewis Hamilton, da McLaren, explicou que sua escuderia adota estratégia distinta da Ferrari. "Antes de pensar do modelo de 2010 precisamos compreender bem o que fizemos de errado no atual a fim de evitar de repetir o erro." E completou: "Estamos perto de saber a principal razão de o carro apresentar os problemas que temos." Hamilton e seu companheiro, Heikki Kovalainen, não marcam pontos há quatro provas. No total, a McLaren somou até agora apenas 13 pontos (6.ª) diante de 105 da Brawn GP, a líder. Hoje há duas sessões de treinos livres, das 5 às 6h30 e das 9 às 10h30, horários de Brasília.

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