Troca de piloto da Lotus não garante maior segurança

04/IX/12

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Por liviooricchio
Atualização:

Livio Oricchio, de Nice

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Os comissários suspenderam Romain Grosjean de disputar o GP da Itália, domingo, em Monza, por conduta perigosa. O piloto da Lotus causou ou envolveu-se em sete incidentes, este ano, em 12 etapas realizadas. O mais sério, na largada em Spa-Francorchamps, há três dias. Mas a Fórmula 1 espera que seu substituto, o belga Jerome D'Ambrosio, de 26 anos, também não exponha todos a mais riscos além dos normais.

A razão é simples: o piloto de testes da Lotus apenas assistiu, até agora, a Kimi Raikkonen e Grosjean conduzirem o modelo E20-Renault. Está, como se diz na Fórmula 1, "enferrujado". Os testes são proibidos. Sua experiência na competição resume-se à temporada do ano passado, quando correu pela Marussia Virgin, dentre as equipes de menos recursos. A melhor colocação do belga no grid foi 20.ª, em Spa-Francorchamps e Suzuka, enquanto em corrida foram dois 14.º lugares, nos GPs da Austrália e do Canadá.

Na etapa de Monza, em 2011, D'Ambrosio completou apenas uma volta. A quebra do câmbio do carro da Marussia Virgin o obrigou a abandonar. E será nessa pista, a mais veloz do campeonato, com seus 5.793 metros, a maior parte de aceleração plena, que o belga vai substituir Grosjean. No ano passado, Sebastian Vettel, da Red Bull, largou na pole com a média de 253,4 km/h, tempo de 1min22s275. D'Ambrosio se classificou com a marca de 1min27s609, 22.º, cerca de cinco segundos mais lento que Vettel.

A escolha lógica de Eric Boullier, diretor da Lotus, era mesmo escalar o seu piloto reserva para correr no lugar do francês, mas para a Fórmula 1 não representa nenhuma garantia de que a troca implicará maior segurança. D'Ambrosio não mostrou, no ano passado, o mesmo caráter impulsivo de Grosjean, base do seu comportamento por vezes perigoso, porém ao mesmo tempo não possui experiência com carros rápidos, no traçado mais veloz do ano, e não pilota há bom tempo. Se chover, todas essas dificuldades se potencializam. Ah, ia esquecendo. Os pneus Pirelli, este ano, têm comportamento distinto dos que o belga conheceu em 2011.

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Torçamos para que D'Ambrosio tenha um grande fim de semana e, principalmente, não cometa erros graves, naturais por todo o exposto acima, capazes de comprometer a segurança do evento.

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