League of Legends (Lol) é um Multiplayer Online Battle Arena (MOBA), disputado por dois times de cinco jogadores cada. Eles selecionam um entre os 145 personagens (chamados de campeões), com características únicas, e se distribuem entre quatro caminhos diferentes do mapa, chamado de Summoner’s Rift: topo, selva, meio e bot (parte de baixo do mapa). O Lol é jogado por mais de 8 milhões de pessoas diariamente em todo o mundo.
Como funciona?
Summoner’s Rift é o único mapa que é usado em partidas profissionais e em jogos do Mundial de League of Legends. O objetivo de cada time é defender o seu Nexus (estrutura de cristal localizada na base). Quem destruir o Nexus adversário primeiro vence o jogo. No caminho até destruir a estrutura, é necessário derrubar torres e inibidores antes.
Vídeo mostra como funciona uma partida de League of Legends:
Há três principais caminhos para chegar até o Nexus: pelo topo, pelo meio ou pelo bot. Em cada uma delas, há três torres que podem ser destruídas. As torres são unidades de defesa que controlam tropas inimigas e campeões adversários. Elas causam dano constante até serem derrubadas.
A terceira torre protege o inibidor. Quando um inibidor é destruído, a equipe que destruiu a estrutura produz tropas mais poderosas e abre caminho para poder destruir a estrutura principal. Depois do inibidor, restam apenas duas torres e o Nexus. Destruída a estrutura, o time que a derrubou vence a partida.
No meio do caminho, cada campeão ganha experiência ao eliminar tropas inimigas ou da selva. Conforme passa de nível, ele adquire novas habilidades que podem ser usadas contra estruturas, criaturas ou campeões adversários. Cada um dos 145 campeões possuem características singulares que ajudam a compor a estratégia de cada de time
As posições de cada jogador
- Topo - Rota mais longa que o meio, os personagens do topo caracterizam-se por serem bons em lutas 1 contra 1 e os principais ‘tanques’ do time, responsáveis por absorver o dano adversário. Aqui se posiciona apenas um jogador de cada lado;
- Selva - A rota que dá maior imprevisibilidade ao jogo. Posicionados fora do ponto de visão dos adversários, eles eliminam os monstros posicionados na selva do mapa para ficar mais fortes. Eles são responsáveis por organizar ataques surpresas às rotas adversárias no começo do jogo e obter informações sobre o posicionamento do selva adversário;
- Meio - Uma das posições mais cruciais do jogo. É a rota mais curta do jogo e a principal via para chegar até o objetivo final, a destruição do Nexus inimigo. Por estar num ponto médio, é responsável não apenas por enfrentar o outro meio no 1 contra 1, mas também em apoiar as outras partes do mapa com emboscadas. Nessa posição joga o melhor jogador da história do jogo, Lee ‘Faker’ Sang-hyeok
- Atirador e suporte - Posicionados na parte debaixo do mapa, chamado de bot, atirador e suporte dividem a tarefa na rota. O atirador, no geral, é responsável por ser a unidade de dano consistente ao longo do tempo e o maior causador de dano às estruturas adversárias. É a principal unidade de artilharia. O suporte, por sua vez, abre mão do dinheiro em nome do time. Costuma ser uma unidade que participa no apoio aos outros jogadores, além de ter a função central de dar informação ao time em pontos cegos do mapa.