De acordo com a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), que foi quem intermediou o convênio,os dois brasileiros terão seus treinamentos supervisionados pelos técnicos da UCI e também participarão de competições do calendário internacional, como a Cup Nations Sub-23, organizada pela UCI, e o Tour de l'Avenir, em agosto, na França.
Caio Godoy, da equipe DataRo, de Cascavel, foi 23.º colocado no júnior no Mundial do ano passado e é visto como grande esperança do ciclismo brasileiro. "Estou muito feliz e empolgado por fazer parte deste projeto. A expectativa é muito grande. Vai ser um período longo de aprendizado. Estaremos diariamente ao lado de grandes profissionais do ciclismo e quero absolver o máximo possível."
O outro atleta escolhido é João Marcelo Gaspar, da Ironage, que é o atual campeão brasileiro sub-23. Montanhista, ele foi terceiro no Giro do Interior de São Paulo (quando ganhou o prólogo) e no Tour do Brasil (levou o prêmio de montanha). No ano passado, ainda completou em sexto o Tour do Rio.
"As disciplinas de BMX e Pista já estão participando de intercâmbios e as experiências estão sendo ótimas. Agora, também iremos contemplar o ciclismo de estrada. Desta forma, vamos proporcionar trocas de experiências entre atletas e técnicos, e também teremos a oportunidade de profissionalizar os ciclistas brasileiros, inserindo-os no cenário internacional", destaca Francisco Florencio, diretor de alto rendimento da CBC.
A ideia é que Caio e João Marcelo chamem atenção de equipes profissionais e sigam na Europa. Atualmente, correm por lá Rafael Andriato e Murilo Fischer, apenas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.