Emocionante e estratégica, a terceira prova da temporada da Fórmula E teve tudo que o fã de automobilismo espera de uma corrida. O autódromo Hermanos Rodríguez foi palco, neste sábado, de uma disputa acirrada entre Edoardo Mortara e a dupla de pilotos da Porsche. Pascal Wehrlein se sagrou vencedor, enquanto Andre Lotterer foi segundo e Jean-Eric Vergne fechou o pódio.
A estratégia para os pilotos era clara: quem soubesse economizar bateria e pneus, sairia melhor. Com curvas fechadas que exigiram bastante habilidade dos pilotos, a pista, diferente do local das duas provas anteriores, proporcionou alguns pontos de ultrapassagem e duelos interessantes. A primeira curva foi bastante utilizada para as trocas de posição. A maioria foi nela, incluindo uma de Mortara logo no início da prova.

O sábado começou emocionante já nas classificatórias. A FE usa um modelo de mata-mata para decidir quem larga na frente. Os melhores pilotos, de duas chaves, disputam uma espécie de playoffs. Em confrontos diretos, um vai eliminando o outro. Na 'final', Pascal Wehrlein conquistou a pole de Edoardo Mortara, com uma diferença de apenas 0,273 segundos, graças à derrapagem do piloto da ROKiT Venturi Racing nos metros finais.
Na largada oficial, como não poderia deixar de ser, emoção logo de cara. Os carros da Porsche começaram bem, segurando duas das três primeiras posições. Mas, o suíço Edoardo Mortara queria redenção e assumiu a liderança numa ultrapassagem emocionante nas primeiras voltas. Na ponta, o piloto da ROKiT Venturi Racing administrou boa parte da prova com segurança. O fato de ter escorregado na classificatória foi a virada que precisava para ficar alcançar a pole. Errou quando podia errar até então.
Mas, a confiança saiu pela culatra. Nos momentos decisivos, a dupla da Porsche assumiu a dobradinha mais uma vez e não saiu mais. A corrida foi bastante pegada e decidida apenas nos momentos finais. Pascal Wehrlein, assim como nas classificatórias, foi o primeiro, seguido pelo companheiro Andre Lotterer e Jean-Eric Vergne, da DS Techeetah, em terceiro.
Antonio Giovinazzi, companheiro de Sérgio Sette Câmara na Dragon Racing, foi o primeiro a parar. O italiano ainda tenta se adaptar na F-E. É um consenso entre os pilotos que economizar combustível seria um trunfo aqui. Acostumado com a Fórmula 1, pode ter tido esse tipo de problema com Giovinazzi.
A volta mais rápida foi do brasileiro Lucas di Grassi, com 1:09:487. No entanto, ele foi apenas o 12º colocado. Sérgio Sette Câmara ficou na 20ª posição. A Fórmula E volta às pistas apenas dos dias 9 e 10 de abril, quando a sede será Roma, na Itália, em 'rodada dupla' da competição de carros elétricos.
Confira a classificação completa da etapa do México da Fórmula E:
1º) Pascal Wehrlein
2º) Andre Lotterer - a 0s302
3º) Jean-Eric Vergne - a 9s051
4º) Antonio Felix da Costa - a 9s975
5º) Edoardo Mortara - a 18s356
6º) Nyck de Vries - a 19s020
7º) Robin Frijns - a 20s232
8º) Sébastien Buemi - a 23s394
9º) Maximilian Günther - a 26s497
10º) Jake Dennis - a 26s829
11º) Stoffel Vandoorne - a 27s086
12º) Lucas di Grassi - a 27s525
13º) Nick Cassidy - a 28s794
14º) Oliver Turvey - a 32s978
15º) Sam Bird - a 35s677
16º) Oliver Rowland - a 36s047
17º) Oliver Askew - a 36s395
18º) Dan Ticktum - a 44s607
19º) Mitch Evans - a 1min02s458
20º) Sérgio Sette Câmara - a 1min21s406
Não completaram a prova:
Antonio Giovinazzi
Alexander Sims