É falso conteúdo de vídeo que pede CPF e pagamento de taxa para retirada de encomenda nos Correios

Empresa não envia mensagens nas redes sociais; avisos sobre tributação são feitos apenas nos canais oficiais dos Correios

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Foto do author Giovana Frioli
Atualização:

O que estão compartilhando: vídeo promete retirada em até 48 horas de encomendas nos Correios mediante o pagamento de uma taxa. O conteúdo afirma que a pessoa deve consultar o CPF em um site porque seu pedido estaria parado na alfândega.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso porque os Correios não publicam ou enviam mensagens em redes sociais ou e-mails, segundo comunicado da empresa. Avisos de eventuais recolhimentos de tributos são feitos apenas nos canais oficiais dos Correios, no site (correios.com.br) e agências físicas. O vídeo viral não foi produzido por nenhum canal oficial da estatal ou outro órgão governamental.

É golpe vídeo que solicita CPF e pagamento de taxa para retirada de encomenda nos Correios Foto: Reprodução/Redes Sociais

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Saiba mais: O vídeo que recomenda o pagamento de uma taxa para retirada de uma encomenda nos Correios não foi publicado por uma página oficial da empresa ou do governo. Trata-se de estratégia usada para aplicar golpes financeiros e roubar dados dos usuários em sites suspeitos, que foi alertada pela estatal.

O vídeo mostra um site que simula a interface dos Correios, usando as cores da empresa e imitando o sistema de rastreio de encomendas. Os Correios esclareceram, em comunicado, que não publicam mensagens em redes sociais ou enviam e-mails solicitando o pagamento de tributos. Além disso, a Receita Federal também não realiza a abordagem online para cobrar a liberação de mercadorias.

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De acordo com a estatal, o pagamento de tributos em remessas internacionais só deve ser realizado por canais verificados, como o site dos Correios, no ambiente Minhas Importações, o aplicativo ou as agências físicas. Um aviso por SMS só é enviado pela empresa para clientes cadastrados no site.

É importante ficar em alerta com páginas suspeitas que solicitam informações pessoais como o CPF. A estratégia é usada para aplicar golpes financeiros ou roubar dados pessoais. Também desconfie de links que não utilizam o o domínio oficial “gov.br” ou “correios.com.br”.

Se alguém tiver fornecido os dados em um site falso, é essencial entrar em contato com a central de atendimento dos Correios pelo telefone 3003-0100. É importante ressaltar ainda que existe um canal de Segurança da agência.

Como lidar com posts do tipo: É comum que circulem vídeos nas redes sociais solicitando o pagamento de taxas para a realização de serviços públicos. Antes de acreditar, veja os detalhes do conteúdo, como links suspeitos, montagens que imitam as plataformas do governo ou indícios de geração por inteligência artificial. Procure por informações sobre o pagamento apenas nos canais oficiais e não forneça informações pessoais em sites duvidosos.

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