O que estão compartilhando: vídeo que mostraria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tirando fotos em uma casa “de mentira”, dentro de um estúdio, para simular uma entrega do programa Minha Casa, Minha Vida.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo usado na postagem foi feito no último dia 8 de abril em um stand da Feira Internacional da Construção Civil (Feicon), durante o 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic), em São Paulo.
A casa onde Lula tirou fotos não é uma simulação de um imóvel do Minha Casa, Minha Vida, e sim uma construção-modelo feita de cerâmica. Um post no Facebook feito pela Associação Nacional da Indústria de Cerâmica (Anicer) mostra o presidente em frente ao modelo e dentro dele.
Lula e ministros participaram da abertura da Feicon, em São Paulo. Depois, eles visitaram o stand do Projeto Casa Cerâmica, onde o vídeo e fotos foram feitas. As imagens foram publicadas no Instagram do projeto, na conta uma empresa de tecnologia que registrou o evento e no Instagram oficial do presidente.

Saiba mais: O vídeo que viralizou nas redes sociais foi postado no Kwai e se espalhou por diversos perfis e várias redes sociais. A maior parte das publicações alegava que o presidente havia construído uma casa cenográfica para simular entregas do Minha Casa, Minha Vida. Outros disseram que a cenografia foi montada para que houvesse um cenário controlado e Lula não fosse hostilizado nas ruas.
O que as imagens mostram é o presidente posando para fotos na porta de uma casa simples, instalada dentro de um galpão, o que é perceptível pela estrutura no teto. Há outras pessoas no cenário, tanto dentro quanto fora da casa.
Imagem foi feita em feira, e não para divulgar Minha Casa, Minha Vida
O Verifica fez uma busca reversa de imagens (aprenda como usar aqui) usando frames do vídeo e encontrou a publicação em perfis de oposição ao presidente no X, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai. Em um deles, um usuário afirma que a foto foi feita em uma feira realizada em São Paulo.
A partir desta informação, foram buscadas notícias sobre a participação de Lula em uma feira de construção nos últimos dias – já que o vídeo viralizou há menos de uma semana. O próprio site do governo federal publicou que Lula esteve na abertura da Feicon, em São Paulo, no dia 8 de abril.
Com base neste dado, foram pesquisadas informações sobre a presença de Lula em stands da Feira, o que levou a publicações no Facebook e Instagram sobre ele ter visitado uma casa de cerâmica. Embora o vídeo original não tenha sido encontrado, foram localizadas fotos que mostram Lula em um cenário com as mesmas características.

De acordo com post da Anicer, Lula visitou o stand do Projeto Cerâmica e foi fotografado em frente à casa-modelo do projeto. Segundo a associação, ela pode ser construída em cinco dias e replicada em qualquer lugar do País.
O projeto não publicou vídeos, e sim uma série de fotos do presidente e de ministros no local. Em uma das fotos, é possível ver Lula dentro da casa, acenando da janela.
O Palácio do Planalto também publicou imagens do dia do evento. Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República lamentou a publicação de conteúdos falsos “com o intuito de desinformar a população”.