Não há registro que Trump tenha dito que Lula é ‘grande estadista’ e que ‘não conhece’ Bolsonaro

Falas que aparecem em vídeo viral não constam em transcrições oficiais da Casa Branca ou notícias da imprensa

PUBLICIDADE

Atualização:

O que estão compartilhando: vídeo diz que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria reconhecido “apenas Lula como presidente do Brasil” e dito que o petista é um grande estadista. O republicano teria dito que não conhece Jair Bolsonaro e que não concederia asilo político ao ex-presidente.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Não existe registro na imprensa, nas transcrições oficiais da Casa Branca, no site oficial de Trump ou na rede social do americano de declarações como as citadas no vídeo. As imagens do presidente dos Estados Unidos que aparecem no conteúdo são de 2019 e não têm relação alguma com Lula ou Bolsonaro.

Não há registro de Trump dizendo que reconhece somente Lula como presidente e que não concederia asilo político a Bolsonaro. Foto: Reprodução/Threads

Saiba mais: O vídeo mostra Trump na frente do que parece ser uma estação de esqui. É possível perceber que a silhueta do presidente americano foi recortada e que aquele não é o fundo verdadeiro das imagens.

Para encontrar o vídeo original, foi necessário realizar uma busca reversa de imagens (leia aqui como fazer). A cor da gravata e o broche com a bandeira dos Estados Unidos utilizados por Trump ajudaram a orientar a busca. A gravação é de 2019, durante o primeiro mandato do republicano, e foi amplamente divulgada pela imprensa. Confira abaixo um dos registros:

Publicidade

PUBLICIDADE

O vídeo mostra Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no 14º encontro dos países membros do G-20, sediado em Osaka, no Japão. Os dois se cumprimentam e atendem solicitações da imprensa para fotos.

Na ocasião, os dois presidentes afirmaram haver um boa relação entre Estados Unidos e Rússia. Não houve menção alguma a Lula ou Bolsonaro.

A narração falsa afirma que o presidente americano teria dito, em um discurso na Califórnia, que não conhece Bolsonaro e que não daria asilo para ninguém. Trump também teria dito que deseja se unir a Lula para fortalecer o comércio internacional e chamado o petista de “um dos maiores estadistas que esse mundo tem hoje”.

Nenhuma declaração semelhante foi encontrada nas transcrições oficiais disponibilizadas pela Casa Branca. Em notícias da imprensa e na rede social de Trump também não há registro dessas falas. Vale ressaltar que Trump conhece, sim, Bolsonaro. Ele convidou o ex-presidente para sua posse em Washington e os dois conversaram por videochamada no ano passado.

Publicidade

Checagem semelhante a esta foi divulgada pelo Aos Fatos.