Vídeo mostra público antes do início do ato pela anistia de presos do 8 de Janeiro em Copacabana

Publicação alega que protesto estava esvaziado com filmagem feita antes da manifestação começar; imagens mostram que concentração de pessoas cresceu ao longo da manhã, com 18,3 mil manifestantes estimados pela USP

PUBLICIDADE

Foto do author Giovana Frioli

O que estão compartilhando: vídeo mostra que ato pela anistia de presos dos ataques do 8 de Janeiro reuniu “dezenas de apoiadores”. Filmagem aérea mostra a orla de Copacabana com poucas pessoas para a manifestação.

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso porque o vídeo analisado foi publicado no X antes do início do protesto no Rio de Janeiro. Imagens capturadas após o horário marcado para o ato, às 10h, mostram que havia milhares de pessoas no local (veja aqui). Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estimam que estiveram presentes 18,3 mil manifestantes. O número, no entanto, representa menos de 2% do público aguardado.

Vídeo mostra público antes do início do ato pela anistia de presos no 8 de janeiro em Copacabana Foto: Reprodução/Redes Sociais

PUBLICIDADE

Saiba mais: O vídeo que mostra a orla de Copacabana com uma concentração pequena de pessoas para o ato que ocorreu no domingo, 16, foi gravado antes do início do protesto. O evento organizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores começou às 10h da manhã e teve a presença de cerca de 18,3 mil manifestantes, segundo estimativa de pesquisadores da USP.

Por meio da busca reversa de imagens (saiba como fazer), o Verifica localizou que o vídeo foi publicado no domingo às 9h20 por um usuário no X, antes do início oficial do ato. Horas depois, o conteúdo passou a ser republicado por outros perfis nas redes horas alegando que a manifestação estava vazia.

Publicidade

Imagens aéreas mostram, no entanto, que o público cresceu com o avanço da manhã. No momento de maior pico do ato, às 12h, o Monitor do Debate Público do Meio Digital, da USP, estimou a presença de cerca de 18,3 mil pessoas. Os pesquisadores disponibilizaram fotos da manifestação em horários diferentes, das 10h às 12h.

Redes de televisão também acompanharam ao vivo a manifestação no Rio de Janeiro e foi possível ver o crescimento do público ao longo da manhã. A CNN transmitiu, às 9h33, que as pessoas estavam chegando ao local naquele momento e o número de pessoas ocupava cerca de uma quadra da rua.

Já às 10h22, com a chegada de Bolsonaro para a manifestação, as imagens aéreas da CNN mostram que o número de pessoas havia crescido. A transmissão também capturou o ato às 11h36, próximo ao horário de pico estimado pela USP.

Público foi menor do que esperado

Como publicou o Estadão, Bolsonaro esperava atrair 1 milhão de pessoas a Copacabana para a manifestação em prol dos presos pelos ataques à sede dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. A estimativa foi feita pelo ex-presidente durante um seminário de comunicação do PL no dia 20 de fevereiro. Com base na contagem feita pela USP, menos de 2% do público esperado compareceu ao ato.

Publicidade

Durante seu discurso, o ex-presidente registrou a baixa adesão e comparou o evento com as manifestações do 7 de setembro. “A gente arrastava multidões pelo Brasil. Foi aqui, no 7 de Setembro, tinha mais gente do que agora”, disse. O monitor da USP havia estimado 64,6 mil manifestantes no ato de 2022 citado por Bolsonaro.

Como lidar com posts do tipo: É comum que imagens de manifestações sejam retiradas de contexto com o objetivo político de inflar ou diminuir o número de presentes. Antes de acreditar, utilize a ferramenta da pesquisa reversa para tentar encontrar a data e o horário original de publicação dos vídeos e fotos. No caso analisado, também é possível comparar com imagens registradas ao longo do evento. O Verifica checou que um vídeo mostra manifestação em Copacabana em 2021, não ato pela anistia do 8 de Janeiro.